Rio de Janeiro teve quase 900 mortes em ações policiais nos últimos 5 anos
A média, segundo levantamento, é de uma morte a cada cinco operações policiais
Fabiano Martinez
O Rio de Janeiro registrou quase 900 mortes em ações policiais nos últimos cinco anos, período posterior a intervenção militar no estado. Os números estão no estudo da Rede Observatórios da Segurança, uma entidade da sociedade civil, que analisa a criminalidade.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O estudo do Observatório de Segurança monitorou cinco anos de atuação policial. Foram registrados 4.411 operações na região metropolitana do Rio de Janeiro, com maior concentração no primeiro ano de governo Witzel e no último ano do primeiro mandato de Cláudio Castro. Foram 877 mortes, média de uma morte a cada cinco operações policiais.
Em nota, a Polícia Civil declara desconhecer a metodologia do estudo, e que trabalha baseada no tripé: inteligência, ação e dados oficiais.
A intervenção federal na área de segurança do Rio durou até o fim de 2018. Para o coordenador da pesquisa, a ação foi equivocada e tem reflexos ainda hoje no combate à criminalidade.
"Será que vale a pena a gente continuar investindo em mais operações, mais blindados, mais fuzis? Porque se a gente continuar a investir em operações que vão no varejo da comunidade, a gente tem uma reprodução desse ciclo que leva a mais violência e que não leva a uma melhoria do cenário de segurança pública do rio de janeiro", diz Pablo Nunes, coordenador da pesquisa.