Publicidade
Brasil

Anvisa autoriza ampliação de validade de vacinas bivalentes da Pfizer

Decisão foi baseada em estudos de estabilidade que não demonstraram alteração no medicamento

Imagem da noticia Anvisa autoriza ampliação de validade de vacinas bivalentes da Pfizer
Bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 l Pixabay
• Atualizado em
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta 6ª feira (09.fev) a ampliação do prazo de validade das vacinas Comirnaty bivalentes BA.1 e BA.4/BA.5, produzidas pela empresa Pfizer.  

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A partir de agora elas passam a valor por 18 meses (antes, eram 12 meses). A Anvisa, em comunicado,  esclarece que os cuidados com a preservação permanecem os mesmos.  "Os cuidados de conservação não sofreram alterações, mantendo-se a orientação prévia para armazenamento entre -90 e -60°C, incluindo armazenamento de curto prazo a 5 ± 3°C pelo prazo máximo de 10 semanas (dentro do prazo de validade de 18 meses)".

Para a decisão foram considerados novos dados de estudos de estabilidade e que demonstraram não haver alteração nas especificações de qualidade das vacinas no período adicional ao prazo anteriormente autorizado. 

As vacinas Corminaty bivalentes oferecem proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante de preocupação no momento. Estas vacinas foram autorizadas para uso como dose de reforço na população a partir de 12 anos. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade