MEC divulga hoje resultados do Enem 2022; veja benefícios da nota
Prova avalia desempenho individual de estudantes que estão no ensino médio
Camila Stucaluc
O Ministério da Educação divulga, nesta 5ª feira (9.fev), o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A previsão era que as notas fossem disponibilizadas apenas na próxima semana, mas a data foi antecipada pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Para consultar o resultado, os estudantes devem acessar a Página do Participante.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Enem é uma prova que avalia o desempenho individual dos participantes. Para quem já tem o diploma de nível médio (ou vai tirar neste ano), a prova pode ser utilizada para ingressar em universidades públicas ou particulares com a ajuda de programas do governo federal. Confira abaixo o que é possível fazer com a nota:
Sisu
Com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é possível ingressar em universidades públicas de todo o país. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida no Enem. Neste ano, as inscrições acontecem entre os dias 16 e 24 de fevereiro.
Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior. Para participar do processo seletivo, é preciso cumprir algumas requisições, como ter cursado o ensino médio em escola pública e pertencer a uma família de baixa renda. As inscrições vão de 28 de fevereiro a 3 de março.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito, que deve ser quitado após a formatura, pode cobrir de 50% a 100% do curso, com juros dependendo da renda familiar do candidato. Para concorrer, as inscrições estarão abertas de 7 a 10 de março.
+ Brasil tem 47,4 milhões de estudantes na educação básica; aumento de 1,5%
As notas do Enem ainda oferecem a chance do candidato estudar em universidades de Portugal. Além disso, o resultado pode ser utilizado por faculdades privadas para fornecer descontos. Neste ano, a Universidade de São Paulo (USP) também começou a considerar a prova, disponibilizando 2 mil vagas para os estudantes que realizaram o exame.