Publicidade
Brasil

Governador de Roraima propõe criação de programas sociais para garimpeiros

Cerca de 50 mil pessoas vivem do garimpo no estado

Imagem da noticia Governador de Roraima propõe criação de programas sociais para garimpeiros
garimpo
• Atualizado em
Publicidade

O governador de Roraima foi a Brasília e propôs a criação de programas sociais de assistência a garimpeiros que deixarem a terra indígena Yanomami. Senadores que representam o estado pedem uma comissão para apresentar soluções para a crise.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Antônio Denarium fez a proposta para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em reunião nesta 3ª feira (7.fev), com a presença de parlamentares da bancada de Roraima. Segundo o governador, cerca de 50 mil pessoas vivem do garimpo no estado e são necessárias ações para garantir a saída efetiva dos garimpeiros, em especial de terras indígenas. 

"Criar novas áreas de mineração em cooperativas de garimpeiros, fazer um programa social fora de área indígena, lógico, em áreas do estado, para que eles possam deixar a essas áreas e poderem trabalhar, criar também programas sociais que possam atender essas pessoas quando saírem da área que eles estão trabalhando", disse Denarium.

Os senadores de Roraima entregaram um pedido de criação de uma comissão externa para apresentar soluções à crise na terra indígena Yanomami. 

A ideia é que a comissão também conte com a participação de representantes da Procuradoria-Geral da República, dos ministérios da Defesa, Justiça eDdireitos Humanos. O pedido será votado na 4ª feira (8.fev) pelo Senado.

Ainda nesta 3ª, a Caixa Econômica Federal fechou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social para oferecer atendimentos específicos aos povos indígenas de regiões remotas em Roraima e no Amazonas. ,ais de 30 mil famílias indígenas serão beneficiadas com orientações para ter acesso ao Bolsa Família, por exemplo.

Já na próxima 5ª, um caminhão da Caixa vai estacionar na cidade de Bonfim, em Roraima, e vai circular por outros três municípios da região. No Amazonas, oito cidades terão reforço de estruturas da Caixa. 

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade