Buscas por turista americano que desapareceu em cachoeira são retomadas
Cães, drones e mergulhadores procuram por homem, arrastado por correnteza na Chapada dos Veadeiros (GO)
Emanuelle Menezes
O Corpo de Bombeiros iniciou, na manhã desta 2ª feira (30.jan), o segundo dia de buscas ao turista americano Raul Jiménez, que desapareceu após o aumento repentino do volume de água da cachoeira Raizama, na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás (GO).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Uma equipe especializada com 14 bombeiros saiu de Goiânia, capital do estado, para auxiliar nas buscas. Eles contam com cães, drones e mergulhadores no rio. Eles se juntam a outros 10 mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Formosa, que já estavam na região.
Além da corporação, guias locais -- que conhecem a região e suas particularidades -- auxiliam na procura por Jiménez. As buscas, segundo os bombeiros, são difíceis porque chove na região, fazendo com que o nível da água fique alto e ela fique turva.
O rapaz, que é de Miami, nos EUA, estava na cachoeira, na tarde de sábado (28.jan), com mais dois amigos: Giselle Real-d'Arbelles e Marcelo Rosauro. A água começou a subir de repente, em um fenômeno conhecido como cabeça-d'água -- quando uma grande quantidade de chuva cai na parte superior da cachoeira e desce repentinamente, subindo o nível de água.
Giselle conseguiu se proteger e Marcelo ficou ilhado em uma pedra por aproximadamente 5 horas, segundo o Corpo de Bombeiros. Ele foi resgatado por volta das 23h de sábado e recusou atendimento médico, por não ter ferimentos.
Ao contrário dos dois, Raul foi levado pela correnteza. Os amigos têm a esperança de que ele tenha conseguido se segurar e esteja ferido, esperando por socorro. Os amigos criaram uma campanha de arrecadação on-line, para auxiliar no financiamento das buscas.
Giselle contou, em uma rede social, que o grupo de amigos veio ao Brasil para participar do Festival Mãe D'água de Medicinas Sagradas, em Alto Paraíso de Goiás.