Publicidade
Brasil

Mais de 50 crianças Yanomami estão internadas em Boa Vista

Sete crianças estão na UTI e três estão intubadas em Casa de Apoio à Saúde Indígena

Imagem da noticia Mais de 50 crianças Yanomami estão internadas em Boa Vista
crianças yanomami
• Atualizado em
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Boa Vista informou que 53 crianças Yanomami estão internadas em um hospital infantil. Sete deles estão na UTI e três estão intubadas. Os atendimentos iniciais aos yanomamis que chegam com problemas de saúde são feitos na Casa de Apoio à Saúde Indígena.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

São dezenas de atendimentos diariamente. Imagens cedidas pelo Ministério da Saúde mostram uma grávida passando por um ultrassom, e indígenas, adultos e crianças, em triagens. Casos mais graves são enviados a hospitais, e alguns permanecem internados na própria Casai.

Nesta 5ª feira (26.jan), a Central Única das Favelas (Cufa) e a Frente Nacional Antirracista lançaram uma campanha para arrecadar fundos para construção de dois polos de saúde em Roraima. As ONGs garantiram que as obras terão início em 1º de março e mesmo que a meta de R$ 3 milhões não seja alcançada.

Os alimentos arrecadados em todo o país estão sendo enviados de paraquedas lançados por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Não é possível um pouso na região devido às dimensões da aeronave, que é a mais indicada para o transporte desse volume. Em cerca de 2h30, a aeronave faz cinco sobrevoos para que os pacotes sejam lançados.

Com as oito toneladas de suprimentos que estão sendo entregues nesta 5ª, só essa semana já chega a 31 toneladas de alimentos e combustíveis para auxiliar o povo Yanomami. As cestas que estão descendo são diferentes das encontradas em supermercados. A dieta Yanomami é diferente, e por isso essas são compostas principalmente de arroz, farinha e sardinha.

Até o final de semana, deverão ser entregues cerca de 40 toneladas de suprimentos na região.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade