São Paulo com dois dias de sol; Rio Grande do Sul com chuva, mas, 41 °C
Massa de ar seco se desloca para o sudeste. Porém, não alcança Minas Gerais e Espírito Santo, que estão em alerta
Pablo Valler
Após um mês de estiagem, tem previsão de chuva para o Rio Grande do Sul nesta 5ª feira (26.jan). Mas, devem ser pancadas isoladas que, infelizmente, mudam o cenário. Continuam os níveis baixíssimos de água, de mais ou menos 7 milimetros, a depender do município. Além disso, as temperaturas podem ser recordes, com previsão de 41 °C no interior e 37 °C no litoral, incluindo a capital.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Enquanto isso, a massa de ar seco avança sobre Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A capital paulista já estãá sob um sistema de baixa pressão, que são as nuvens carregadas. A alta pressão, com nuvens bem no alto atmosfera, permitirão que a massa de ar seco influencie o tempo. Os paulistanos terão, então, 5ª e 6ª feira com maior amplitude térmica, ou seja, maior diferença entre as temperaturas mínina e máxima. Os termômetros devem marcar entre 17 °C e 32°C. No sábado, voltam as chuvas de verão.
Até lá, Minas Gerais e Espírito Santo já terão recebido muita água. O sistema de baixa pressão está bem na frente da costa capixaba, deixando a defesa civil em alerta. O solo já está encharcado e representa um risco à população que mora próxima a encostas. Há áreas que acumularam mais de 70 milímetros em 24 horas nesta 4ª.
O nordeste tem duas situações diferentes. Sol no litoral entre Alagoas e Rio Grande do Norte. Chuva entre Ceará e Maranhão. Assim como em quase todo o norte. Apenas Roraima deve ter um dia sem nuvens. A umidade da Amazônia continua a formar um rio flutuante que levará água em abundância, perto dos 100 mm, para o centro-oeste.
Veja também: