Publicidade
Brasil

Fernando Duarte, referência do Cinema Novo, morre aos 89 anos

Ele foi diretor de fotografia Cabra Marcado para Morrer, de 1984

Imagem da noticia Fernando Duarte, referência do Cinema Novo, morre aos 89 anos
Diego Duarte
• Atualizado em
Publicidade

Morreu nesta 3ª feira (24.jan) o diretor de fotografia, Fernando Duarte. Ele tinha 89 anos e faleceu em Brasília, em decorrência de complicações pulmonares. A informação foi confirmada pelo sobrinho dele, Cézar Moares, e divulgada no jornal O Globo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Duarte é considerado uma das referências na produção do cinema nacional, em especial, o Cinema Novo. Na lista de longas que ele ajudou a fazer estão "Cabra marcado para morrer" (1984), dirigido por Eduardo Coutinho, "Os doces bárbaros" (1976), dirigido por Jom Tob Azulay e "Ganga Zumba (1963), dirigido por Cacá Diegues.

Sua formação foi composta por estudos no Conservatório Nacional de Teatro e, na década de 1960, foi convidado por Cacá Diegues para ser assistente de "Cinco vezes favela" (1962). Dois anos depois, em 1694, desenvolveu a trama "Cabra marcado para morrer". A trama viria a ser concluída somente na década de  1980.

Cinema Novo foi um gênero cinematográfico, uma espécie de movimento que aconteceu somente no Brasil. Surgiu em 1962, a partir de "Os Cafajestes", de Ruy Guerra. As principais abordagens giravam em torno de temas como fome, violência, alienação religiosa e exploração econômica.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade