São Paulo comemora 469 anos; Nando Reis e Gaby Amarantos estão na programação
Com programação cultural gratuita, Maria Gadu e Almir Sater também estão com presença confirmada
SBT News
São Paulo comemora 469 anos nesta 4ª feira (25. jan) e, para celebrar a data, a cidade vai oferecer aos paulistanos e visitantes uma vasta programação cultural gratuita. Segundo prefeitura, um dos principais palcos será o Vale do Anhangabaú, na região central. Belo, Dona Onete com Gaby Amarantos e Almir Sater, são destaques. Já Nando Reis, Maria Gadú, estão entre os artistas que se apresentam no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Outros bairros da cidade também recebem atrações culturais. Veja a programação completa aqui.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Agenda do Vale do Anhangabaú
12h: Almir Sater
14h: Fresno + Vitor Kley + Thedy Correa
16h: Dona Onete convida Gaby Amarantos e AQNO
18h: Cantor Belo
20h: João Gomes
Acompanhe alguns destaques
-No Centro Cultural São Paulo (CCSP), o cantor Nando Reis apresenta os hits dos seus 40 anos de carreira com a participação especial do filho, Sebastião Reis, no dia 25.
-O Museu da Cidade apresenta as exposições INTERSECÇÕES - Negros(as), indígenas e periféricos(as) na cidade de São Paulo e Revelando Territórios, São Paulo na pandemia. Ambas são inauguradas no dia 25.
-Na Vila Itororó, é inaugurado o portal de entrada da Vila Itororó, pelo artista Ciro Schu. O local também recebe o show Simoninha Canta SP.
-Nas bibliotecas da cidade, a programação acontece ao longo de todo o mês, com as contações de histórias Fantasmas da São Paulo Antiga, da Cia Mapinguary
-Nas Casas de Cultura, as comemorações para o aniversário têm início ainda na terça-feira (24) e se estendem até o final de semana. No dia 25, especificamente, destacam-se Brincando no Nordeste com Baque CT, na Casa de Cultura Raul Seixas, às 12h; a 1ª Batalha de Tik Tok da Cidade Ademar com Dance Slam, na Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar, às 14h; e o Aniversário de São Paulo com Mc Bin Laden e DJ, na Casa de Cultura São Rafael, às 20h.
Para o prefeito Ricardo Nunes, "O tema [da festa de] São Paulo, o Mundo Se Encontra Aqui remete ao fato de que São Paulo é a cidade mãe do acolhimento, a terra de oportunidades que abraça o povo e a cultura de todas as regiões do Brasil", afirma a secretária Aline Torres. "Por isso, trazemos ao Vale do Anhangabaú uma programação que representa cada região, de Norte ao Sul, para que as pessoas se vejam e se sintam acolhidas, representadas".
A mais paulista das Avenidas
Em homenagem ao aniversário da cidade, o SBT News conversou com Lívio Antonio Giosa. Ele é presidente da Presidente da Associação Paulista e conta um pouco sobre a relevância do espaço para a cidade. Confira:
1. Qual é a importância da Avenida Paulista para a cidade de São Paulo?
Ela é a mais paulista das avenidas. É reconhecida como símbolo de São Paulo por representar inovação e ter um histórico fundamental para o desenvolvimento da cidade. A cidade de São Paulo começou na Avenida Paulista. O primeiro espaço para transitar os coletivos de transporte urbano aconteceu lá. A Paulista também foi a primeira avenida asfaltada da cidade. Em suma, ela tem um contexto de realizações inéditas, que são extremamente importantes e dão esse tom inovador para a cidade de São Paulo.
2. Na sua opinião, a Avenida Paulista representa a diversidade de negócios, pessoas e gastronomia que existe na cidade?
A Avenida Paulista representa, sim, a diversidade. Isso acontece com inúmeros bares e hotéis que estão, tanto na Paulista, quanto na região. Nos hotéis, temos a presença da culinária - que muito expressiva.
3. Qual é a importância da associação, principais ações? Comente.
A associação contribui para a manutenção do espaço urbano da cidade de São Paulo. Agora, em 2023, temos várias ações previstas. Estamos entregando a revitalização do paisagismo da Praça dos Ciclistas. Teremos também um evento de Páscoa na região e um grande projeto de revitalização no paisagismo da região (nos canteiros e árvores já instaladas).
4. Com quais outras cidades do mundo a Avenida Paulista pode ser comparada?
Acredito que ela seja incomparável. A Avenida Paulista tem enorme concentração de atividades culturais. São 17 institutos e centros culturais. São espaços maravilhosos para, não somente contemplação da arquitetura externa, como todo o conteúdo que esses espaços proporcionam. E é por isso que a Unesco nos chamou para promover a Paulista para primeira avenida reconhecida como a "Capital Mundial da Cultura" em um espaço urbano.
5. Na sua opinião, a Avenida Paulista inspira outras ruas/ avenida de São Paulo?
A gente costuma dizer que a Avenida Paulista é cenário e protagonismo das transformações, porque tudo que há de novo é implantado na Paulista. A partir daí, essa vitrine urbana possibilita que outras localidades de São Paulo possam ser copiadas. Ela é estruturada e pensada para ser esse exemplo de espaço urbano, de inovação e, agora, também, de sustentabilidade.