Publicidade
Brasil

Morte de Bento XVI repercute na Igreja Católica no Brasil

Missas em memória do religioso foram celebradas em São Paulo e no Rio de Janeiro

Imagem da noticia Morte de Bento XVI repercute na Igreja Católica no Brasil
fiéis
• Atualizado em
Publicidade

A morte do papa emérito Bento XVI repercutiu na Igreja Católica no Brasil. Missas em memória do religioso foram celebradas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Não foi surpresa, mas com tristeza que católicos brasileiros receberam a notícia da morte de Bento XVI. Em São Paulo, a Arquidiocese recomendou que todas as igrejas celebrem missas pelo papa emérito. Na Catedral da Sé, no centro da capital paulista, o arcebispo Dom Odilo Scherer presidiu a cerimônia.

Dom Odilo descreveu Bento XVI como um homem simples, humilde e até tímido, e destacou, claro, a visita que fez ao Brasil, em maio de 2007, quando, segundo Dom Odilo, Bento XVI se encantou com a exuberante religiosidade brasileira. Na ocasião, o papa canonizou São Frei Galvão em missa campal que reuniu uma multidão de fiéis. 

Antes de ser papa, o então cardeal Josef Ratzinger era prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, órgão de controle da igreja que reprimiu movimentos, como a teologia da libertação, acusada de contaminação política ao defender os oprimidos. Este vaticanista e doutor em Ciências Sociais explica que a eleição dele como papa gerou uma tensão no Brasil, desfeita quando ele visitou o país.

Para Dom Odilo, Bento XVI abriu caminho para mudanças na Igreja, após os escândalos financeiros e denúncias de abusos sexuais praticados por padres.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade