Publicidade
Brasil

Septicemia: entenda o que é a infecção diagnosticada em Dennis Carvalho

Ator e diretor de 75 anos está internado em um hospital do Rio de Janeiro

Imagem da noticia Septicemia: entenda o que é a infecção diagnosticada em Dennis Carvalho
Dennis Carvalho
• Atualizado em
Publicidade

Diagnosticado com um quadro de septicemia, o ator e diretor Dennis Carvalho, de 75 anos, está internado em estado grave, desde o último dia 26, no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal 'O Globo', nesta 4ª feira (28.dez).

Segundo o jornalista, o estado de saúde do diretor é considerado "muito delicado". O quadro de septicemia, ou sepse, consiste em uma infecção generalizada grave do organismo, e corresponde ao nome clínico para o processo de envenenamento do sangue por bactérias.

Dados do Departamento de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, quando evolui para uma "choque séptico", o quadro atinge uma taxa de mortalidade de 50%, dependendo do organismo causador na infecção.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os 3 organismos mais associados à sepse são o Staphylococcus aureus (estafilococo) e a Escherichia coli (E. coli). Já as infecções mais comuns são as que acometem os pulmões, o trato urinário, a pele e o intestino.

Qualquer pessoa pode desenvolver uma septicemia, porém, alguns fatores de riscos tendem a aumentar as chances de infecção. Dentes eles estão comorbidades, como diabetes e doenças crônicas pulmonares e renais; doenças pré-existentes que comprometem o sistema imunológico, como câncer e HIV; e hospitalizações anteriores, principalmente por outras infecções. Crianças menores de 1 ano de idade e adultos com mais de 65 anos também são mais propensos à sepse.

O quadro também está relacionado a uma série de sintomas característicos e demanda internação imediata, já que evolui muito rapidamente. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, pessoas com esse tipo de infecção costumam apresentar erupções cutâneas hemorrágicas, isto é, pequenas manchas de sangue que se assemelham a alfinetadas na pele, que podem evoluir para marcas maiores parecidas com hematomas recentes.

O paciente pode ainda apresentar: febre, náuseas, perda de apetite, frequência cardíaca alta, sensibilidade à luz, dores pelo corpo, confusão mental e frio nas extremidades do corpo - pés e mãos. Pessoas com quadros infecciosos mais lentos também podem desenvolver sinais de meningite.

O diagnóstico da sepse é realizado por meio de análises clínicas (dos sintomas listados) e laboratoriais (exames de sangue). Já o tratamento, que é considerado complexo, inclui coquetéis de antibióticos, para sanar a fonte da infecção, e controle de fluxo sanguíneo para os órgãos, para evitar o comprometimento de funções vitais. Dependendo do caso, também é necessário suporte respiratório (ventilador mecânico) e diálise renal.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade