RS: Vale dos Vinhedos se reinventa para atrair visitantes no Natal
Além dos passeios tradicionais, região conta com programação especial para atrair os turistas
Guilherme Fadanelli
Na Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos se reinventa para atrair visitantes no Natal. Além dos passeios tradicionais, em meio aos parreirais e com degustação de vinhos, uma programação noturna, repleta de luzes, pretende ampliar o turismo na região.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No fim da tarde, um bom espumante, uma tábua de frios e uma paisagem de tirar o folêgo. Tudo isso já seria o suficiente para atrair os turistas. O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no entanto, promete ainda mais surpresas a quem visita o local em dezembro.
"O Natal nos vinhedos vem para celebrar um pouco este aspecto cultural [presente] aqui, a imigração italiana, e celebrar junto com os produtores de vinho. As vínicolas estão abrindo duas portas à noite, para visitá-las. Isso é algo inovador na região", disse Adriano Miolo, idealizador do projeto.
E quando o Sol se despeda de vez no horizonte. As luzes tomam conta, iluminam os vinhedos, os cachos de uva ainda em formação e o palco. Nele, artistas se revezam em apresentações musicais, que prendem a atenção do público.
Em 2019, antes da pandemia, o Vale dos Vinhedos recebeu mais de 440 mil visitantes. De lá para cá, essa marca não foi mais alcançada. Por isso, iniciativas como esta do Natal, buscam atrair um outro tipo de público, oferecendo visitação noturna às vinícolas.
Os passeios percorrem os vinhedos iluminados, passam pelas barricadas de carvalho e terminam na parte mais esperada: a degustação de vinhos e espumantes.
Leia também: