Retrospectiva: relembre as mortes de 2022
Veja os principais artistas, políticos e grandes figuras mundiais que faleceram no ano
O ano de 2022 foi marcado por mortes de figuras históricas, como a Rainha Elizabeth II e Mikhail Gorbachev. Mas também foi um ano de perdas para a arte. De Gal Costa e Erasmo Carlos, a Jô Soares e Olavo de Carvalho.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Uma das perdas mais marcantes foi a da Rainha Elizabeth II no dia 8 de setembro, aos 96 anos. Estava sob cuidados médicos no Castelo de Balmoral, na Escócia, acompanhada dos filhos Andrew, Anne, Edward e o herdeiro do trono, príncipe Charles, além dos netos, os príncipes William e Harry. Os quatro países do Reino Unido tiveram 12 dias de luto.
A monarca mais longeva da Inglaterra -- foram 70 anos como rainha -- morreu de causas naturais. Chefes de Estado do mundo inteiro prestaram luto a Elizabeth ll e o tema foi um dos mais comentados deste ano na internet, segundo dados do Google.
Outra perda foi a do ex-presidente da Rússia, Mikhail Gorbachev, em 30 de agosto. A editora de obituário do jornal The Economist, Ann Wroe, destacou o falecimento do líder russo como uma das mortes mais sentidas do ano. Gorbachev morreu aos 91 anos. Foi o oitavo e último líder da União Soviética. A renúncia dele levou à dissolução da URSS em 1991.
Na música
No Brasil, vivemos o luto de perto, com perdas irreparáveis no meio artístico. A vocalista da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha, faleceu aos 43 anos, devido a complicações em seu quadro de saúde após uma internação por problemas renais. A canção "Paulinha" entrou na lista de mais ouvidas no início deste ano e foi usada em homenagem à cantora.
No Brasil, o Google divulgou que a morte de Paulinha Abelha foi a mais pesquisada em 2022.
Veja lista das mortes de famosos mais pesquisadas nol Google no Brasil em 2022:
- Paulinha Abelha
- Rainha Elizabeth II
- Jô Soares
- Gal Costa
- Erasmo Carlos
- Guilherme de Pádua
- Claudia Jimenez
- Olavo de Carvalho
- Elza Soares
- Ludmila Ferber
Os grandes nomes da música popular brasileira, como Elza Soares, Gal Costa e Erasmo Carlos, partiram, mas deixaram obras que estão eternizadas nas mentes e corações de milhares de brasileiros. Estes artistas marcaram gerações e seus trabalhos são referência para antigos e novos artistas da MPB. Rolando Boldrim também partiu.
Rostos como os da atriz Claudia Jimenez, do ator Milton Gonçalves e do grande apresentador e jornalista Jô Soares, não mais serão vistos ao vivo, mas estão gravados na história da televisão brasileira e no dia a dia de quem os acompanhou.
Duas outras mortes bastante comentadas em 2022 foram a do filósofo e "guru" do presidente Jair Bolsonaro, Olavo de Carvalho. E de Guilherme de Pádua, ator e pastor brasileiro que ficou conhecido após assassinar brutalmente a atriz Daniella Perez, filha de Glória Perez e seu par romântico na novela De Corpo e Alma.
* Estagiária sob supervisão de Ricardo Brandt