Publicidade
Brasil

Retrospectiva: relembre as mortes de 2022

Veja os principais artistas, políticos e grandes figuras mundiais que faleceram no ano

Imagem da noticia Retrospectiva: relembre as mortes de 2022
mortes_2022
• Atualizado em
Publicidade

O ano de 2022 foi marcado por mortes de figuras históricas, como a Rainha Elizabeth II e Mikhail Gorbachev. Mas também foi um ano de perdas para a arte. De Gal Costa e Erasmo Carlos, a Jô Soares e Olavo de Carvalho.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Uma das perdas mais marcantes foi a da Rainha Elizabeth II no dia 8 de setembro, aos 96 anos. Estava sob cuidados médicos no Castelo de Balmoral, na Escócia, acompanhada dos filhos Andrew, Anne, Edward e o herdeiro do trono, príncipe Charles, além dos netos, os príncipes William e Harry. Os quatro países do Reino Unido tiveram 12 dias de luto.

A monarca mais longeva da Inglaterra -- foram 70 anos como rainha -- morreu de causas naturais. Chefes de Estado do mundo inteiro prestaram luto a Elizabeth ll e o tema foi um dos mais comentados deste ano na internet, segundo dados do Google.

Outra perda foi a do ex-presidente da Rússia, Mikhail Gorbachev, em 30 de agosto. A editora de obituário do jornal The Economist, Ann Wroe, destacou o falecimento do líder russo como uma das mortes mais sentidas do ano. Gorbachev morreu aos 91 anos. Foi o oitavo e último líder da União Soviética. A renúncia dele levou à dissolução da URSS em 1991. 

Na música

No Brasil, vivemos o luto de perto, com perdas irreparáveis no meio artístico. A vocalista da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha, faleceu aos 43 anos, devido a complicações em seu quadro de saúde após uma internação por problemas renais. A canção "Paulinha" entrou na lista de mais ouvidas no início deste ano e foi usada em homenagem à cantora.

No Brasil, o Google divulgou que a morte de Paulinha Abelha foi a mais pesquisada em 2022.

Veja lista das mortes de famosos mais pesquisadas nol Google no Brasil em 2022:

  1. Paulinha Abelha
  2. Rainha Elizabeth II
  3. Jô Soares
  4. Gal Costa
  5. Erasmo Carlos
  6. Guilherme de Pádua
  7. Claudia Jimenez
  8. Olavo de Carvalho
  9. Elza Soares
  10. Ludmila Ferber

Os grandes nomes da música popular brasileira, como Elza Soares, Gal Costa e Erasmo Carlos, partiram, mas deixaram obras que estão eternizadas nas mentes e corações de milhares de brasileiros. Estes artistas marcaram gerações e seus trabalhos são referência para antigos e novos artistas da MPB. Rolando Boldrim também partiu.

Rostos como os da atriz Claudia Jimenez, do ator Milton Gonçalves e do grande apresentador e jornalista Jô Soares, não mais serão vistos ao vivo, mas estão gravados na história da televisão brasileira e no dia a dia de quem os acompanhou.

Duas outras mortes bastante comentadas em 2022 foram a do filósofo e "guru" do presidente Jair Bolsonaro, Olavo de Carvalho. E de Guilherme de Pádua, ator e pastor brasileiro que ficou conhecido após assassinar brutalmente a atriz Daniella Perez, filha de Glória Perez e seu par romântico na novela De Corpo e Alma.

* Estagiária sob supervisão de Ricardo Brandt

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade