Reconhecer os sinais do AVC pode salvar vidas e evitar sequelas
Doze pessoas morreram por hora este ano no Brasil vítimas de Acidente Vascular Cerebral; 87 mil mortes até outubro
SBT News
A chefe de cozinha Angélica Vital teve sorte: estava no lugar certo na hora certa. Ao se consultar sobre uma doença arterial sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico -- quando há o entupimento de uma artéria impedindo a passagem de oxigênio para as células -- no próprio hospital. É ela quem descreve o que sentiu. " O meu rosto foi ficando torto, mais fechadinho no lado direito foi onde o avc mais atingiu", conta ela. Os cuidados imediatos do corpo clínico fizeram a diferença. Foi o que a salvou. " Na mesma hora fui pra maca: desce e já vai direto para uti fazer exame.... aquela loucura toda."
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Angélica teve alta duas semanas atrás, depois de vinte e sete dias de internação. Ela exemplifica com a própria história uma realidade cada vez mais alarmante: o risco com os casos de AVC, que voltaram a aumentar no Brasil. A chef conseguiu se recuperar e voltar ao trabalho graças ao socorro dos médicos que não titubearam diante dos sintomas que ela apresentava. Providências fundamentais para que o paciente não tenha sequelas graves e sobreviva à doença. Este ano, os casos de AVC voltaram a ser a principal causa de morte no país. " Cada minuto importa: se demorar o atendimento ou, como as pessoas fazem... ficam em casa , esperam o sintoma passar, isso é um erro muito sério, não espere, vá direto a um hospital", recomenda a dra. Maramélia Miranda Alves, presidente da Sociedade Brasileira de AVC.
Reconhecer os sintomas
A organização Mundial de Acidente Vascular Cerebral faz um alerta sobre como identificar os sinais de uma pessoa com AVC. Segundo os médicos, cada minuto importa para evitar sequelas permanentes. Veja abaixo quais os sinais de alerta que devem ser observados. Eles podem aparecer de uma hora para outra.
- Alteração na fala
- Fraqueza no braço ou na perna em um lado só do corpo
- Sorriso torto
- Formigamento
- Tontura e falta de coordenação e equilíbrio
- Dor de cabeça súbita e intensa
Mas o AVC pode ser prevenido com o tratamento de algumas doenças. São fatores de risco a pressão alta, o colesterol elevado, diabetes decorrente de sedentarismo e obesidade.
Avanço da doença
De janeiro até o dia treze de outubro, doze pessoas morreram por hora no Brasil, vítimas de AVCs. Em quase dez meses, foram mais de oitenta e sete mil mortes ( 87.518) de acordo com os dados do portal de transparência do registro civil. Quem conseguiu escapar, sabe qual é o segredo da cura. " O AVC fala e se voce age rapidamente, se voce entende quais os sintomas do avc, pode salvar a sua vida", alerta a chef Angélica Vital.
Leia também