Governo de SP autoriza início da construção de túnel ligando estações do Metrô
Obra de novo acesso da Estação Paulista à Rua Bela Cintra também será iniciada
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), autorizou nesta 3ª feira (29.nov) o início dos trabalhos para construção de um túnel que ligará as estações Consolação, da Linha 2-Verde do Metrô, e Paulista, da Linha 4-Amarela, e de um novo acesso da segunda estação à Rua Bela Cintra, no centro da capital.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Atualmente, já há um túnel ligando as duas paradas e que possibilita fazer baldeação entre as linhas nelas. O que será construído, de acordo com o governo, vem com a ideia de ser utilizado "para as pessoas que seguem da estação Consolação para a Paulista", ou seja, de permitir a liberação do atual para uso apenas dos indivíduos indo na direção oposta e, assim, melhorar o fluxo de passageiros.
Segundo o governador, a obra é complexa e "vai levar três anos, mas quando estiver pronta, vai mudar a vida das pessoas que acessam a estação e fazem a interligação das duas linhas". Serão investidos mais de R$ 60 milhões para a construção do novo túnel. Ele conseguirá receber 18 mil passageiros por hora, apresentará cerca de 90 metros de extensão, 7,5 metros de largura e 5,5 metros de altura, e possuirá equipamentos de ventilação e sensores para contagem das pessoas passando pelo local. Ainda conforme o Executivo estadual, a profundidade variará entre 20 e 25 metros, pois o espaço possuirá "uma leve inclinação".
O governo explica que o acesso a ele estará no final do túnel onde há uma esteira rolante, "pouco antes das escadas rolantes que se aproximam da Estação Paulista". "O passageiro proveniente da estação Consolação com destino à estação da Linha 4-Amarela vai seguir pelo túnel da esteira rolante e ao fim virar à direita no novo túnel para chegar à região do acesso Belas Artes da Estação Paulista, já próximo ao mezanino que leva às plataformas".
A partir da autorização concedida por Garcia nesta 3ª, será emitida a primeira ordem de serviço para a empresa responsável pela construção, o Consórcio Conexão Paulista/Consolação, começar a preparar a escavação e a montar o canteiro da obra. No processo, serão remanejadas as redes de infraestrutura que passam pela região e planejados desvios de tráfego com a CET.
A construção do túnel será feita pelo método austríaco, denominado NATM. Segundo o governo, neste, "chega-se à profundidade desejada e depois inicia-se a escavação horizontal até o ponto de destino". "Essa escavação inicial deve ser feita por um poço em um canteiro que será montado na calçada da Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. Ao fim da obra, esse poço será utilizado para exaustão e ventilação do novo túnel", complementa o comunicado.
Em relação ao novo acesso da Estação Paulista à Rua Bela Cintra, serão investidos R$ 2,5 milhões. A obra será feita pela Ina Serviços Técnicos e deve ser finalizada em três meses a partir da primeira ordem de serviço. O objetivo também é melhorar o fluxo de passageiros. "Esse acesso deverá levar os passageiros ao edifício de acesso da Rua da Consolação, onde já estão as escadas rolantes, escadas fixas e elevador", fala o governo. A passagem terá 50 metros de extensão com largura variável entre 4,5 e 2,5 metros, dependendo do ponto, e contará com acessibilidade, iluminação e comunicação visual. Para construi-la, houve a desapropriação de parte de um espaço aberto de um edifício e "a área de fundo do atual acesso da Rua da Consolação será aberta e conectada a essa área desapropriada".
Veja também: