Copa do Mundo: brasileiros assistem aos jogos e preparam cardápio
Setor de alimentos e bebidas trabalha para oferecer produtos diversificados
A Copa do Mundo é muito mais do que uma competição entre seleções. Para quem assiste, também serve de pretexto para reunir amigos, jogar conversa fora e preparar drinks e petiscos. Inclusive, este é um dos temas da pesquisa divulgada pelo Google, cuja finalidade foi mapear expectativas do torcedor, em relação ao campeonato.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nas análises, um dos itens é o de "compras" que, divididos numa espécie de linha do tempo, traz uma visão de brasileiros otimistas para acompanhar os jogos. O Google definiu estas fases da seguinte maneira:
-"Preparando a Casa": que aconteceu antes da copa e referiu-se à comercialização de produtos eletrônicos.
-"Entrando no Clima": fase compreendida entre os meses de julho e novembro e que diz respeito a, por exemplo, aquisição de novos artigos referentes à Copa.
-"Celebrando": o momento dos jogos em si. Aqui estão concentrados o consumo de alimentos e bebidas.
E é exatamente neste terceiro item que estamos inseridos. Tanto, que marcas do varejo, já sabendo da oportunidade, preparam suas estratégias de vendas e abastecem as gôndolas de supermercado, com a expectativa de elevar as vendas. Tudo pensando já para o jogo de abertura, que acontece neste domingo (21. Nov), com partida entre Qatar (país sede) e Equador.
Varejo aumenta oferta de produtos
Para a Xandô, que é referência em produção de sucos naturais, por exemplo, o foco está em oferecer a maior quantidade possível de sabores de sucos para a produção de drinks.
"Sabemos que bebidas alcoólicas e salgadinhos são bastante valorizados pelo consumidor nesta ocasião. Entretanto, para os consumidores que não dispensam versatilidade, os sucos integrais são ingredientes indispensáveis para montar um drink diferenciado, na hora de receber os amigos e familiares em casa", afirma Vivian Ramirez, head de marketing.
A estimativa de aumento é de 15%. "O período consolida Copa, Black Friday e início verão, onde há maior consumo da categoria", reitera Vivian.
Copa do Mundo em casa: cadápio garantido
O analista fiscal Renato de Matheus vai deixar, temporariamente, na gaveta sua camisa do Palmeiras para vestir a canarinho. Ele aposta que o grupo de Tite é um dos favoritos a vencer a Copa deste ano.
Para acompanhar o evento, ele já se antecipou nas compras e garantiu os itens que considera como essenciais na hora de ver o jogo: suco de tangerina, amendoim, e um "queijinho" a tira-gosto. "Aqui em casa, já entramos no clima da Copa. Vou me dividir entre ver os jogos com a família e colegas do trabalho. Vai ser uma época divertida e estou na torcida para que o Brasil leve o caneco", comenta.
Os amantes de Gin podem contar com estoque renovado para a temporada. De acordo com Murillo Geres, representante da Gin Lassaleti, a expectativa para os jogos do Brasil é de casa lotada nos bares e restaurantes - além de aumento de 100% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado.
Para ele, esta é uma das bebidas que mais ganha fama no Brasil e vem conquistando os consumidores - muito por conta de sua variedade de drinks que agrada a todos. "Apostamos muito nas vendas, em função da grande quantidade de pessoas que se reúnem em casa para assistir aos jogos", diz.
E você, leitor? Que tipo de quitute ou drink está preparando para assistir aos jogos? Poste sua foto nas redes sociais e marque #sbtnews. Queremos conhecer o seu cardápio.