Publicidade
Brasil

Digital se tornou nova forma de negócio, diz presidente do SBT Nordeste

Vlamidir Melo concedeu entrevista ao SBT News durante Congresso de Radiodifusão

Imagem da noticia Digital se tornou nova forma de negócio, diz presidente do SBT Nordeste
Digital se tornou nova forma de negócio, diz presidentedo SBT Nordeste
• Atualizado em
Publicidade

O presidente do SBT Nordeste e diretor-executivo do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), Vladimir Melo, em entrevista ao SBT News  falou sobre a convergência da modernidade e das novas tecnologias com a rádio e a TV. 

Leia também:

"Hoje a gente trata o digital como um veículo novo, a gente trata isso como uma nova unidade de negócio, com equipes distintas, inclusive comercialmente, para que isso gere uma receita que a gente não tinha", disse. 

Confira a entrevista abaixo:

SBT News -- O senhor mencionava agora pouco que o Nordeste é uma região com Estados pobres que precisam se unir. Mas, a impressão que temos, é que o Nordeste tem uma economia pujante e muito diversificada. Você tem Pernambuco, que já tem uma economia diversificada, a Bahia, que tem montadora, tem indústria petroquímica... Por que essa necessidade de se unir e aonde isso vai levar?

Vladimir Melo -- O comitê Nordeste existe em torno de duas décadas, na época a gente se uniu porque, apesar desses fatores que você tá falando... Os projetos comerciais, a gente sentia necessidade de ter, quando você quer falar com o Nordeste ao invés de você falar ligar para 9 estados, 9 emissoras do SBT, a gente queria criar uma forma de você falar com uma unidade. 

E aí se uma marca quer falar com o Nordeste, fale com o SBT Nordeste, a gente pediu a permissão ao SBT para usar essa marca.

"O SBT Nordeste na realidade não é uma empresa, é o nome de fantasia, apesar de ter todo o regulamento em cartório registrado com ata, com deveres, com direitos. Com as divisões de despesas de receitas, com presidente eleito, a uma eleição a casa a cada dois anos".

Há um revezamento entre as emissoras, mas a gente sentia necessidade de juntos, podemos oferecer um produto para um cliente que quer falar para o Nordeste todo e também trocar boas práticas.

SBT News -- O senhor fala nessa união para dar uma certa escalabilidade, dar um arranque, uma atração maior aos negócios, como é o seu caso. E um caso de um sucesso nacional que é a Rádio Jornal, do Recife. No mundo digital e essa migração para o digital, esse desafio das plataformas, como lidar com isso e como se houver o cenário adiante nos próximos anos para o nosso setor?

Vladimir Melo -- Importante é o conteúdo, independentemente de onde ele vai ser distribuído.

A Rádio Jornal realmente é uma rádio que tem quase 80 anos de vida, é uma rádio que, agora, inclusive, a equipe está no Catar, viajou ontem. É a 12ª Copa do Mundo que a gente cobre, desde 78.

Tínhamos força do offline, mas, também precisávamos distribuir em outras plataformas, não só em rede social, mas também no próprio YouTube, no próprio site.

A gente tinha a visão de que o internauta que quer notícia ele iria para o Jornal do Commercio, porque ele queria ler a notícia no Jornal do Commercio e a gente meio que não, a Rádio Jornal é offline.

"E há uns dois anos, a gente quebrou um pouco esse paradigma e hoje a Rádio Jornal é o site de maior audiência do Sistema Jornal do Commercio".

SBT News -- Mas, essa força da Rádio Jornal no online no digital, em algum momento não canibaliza a mídia tradicional, a TV, a rádio? Como se integrar esses veículos, essas outras plataformas, nesse conceito de digitalização, sem que um se sobrepõe ao outro e que a TV possa expressar o melhor que ela tem, quando digo melhor do ponto de vista econômico, como fazer isso?

Vladimir Melo -- Entendo o seguinte, falando de televisão, na televisão você faz recortes e coloca no digital. Muitas vezes o telespectador não consegue estar naquele momento na televisão, mas ele vai te consumir por lá e aí você forma outra fonte de receita. Hoje, o nosso digital, como estava comentando agora pouco com você, a gente trata até como um veículo novo.

A gente criou um comitê onde todas as plataformas digitais do Sistema Jornal do Commercio, televisão, rádio, o jornal, o interior, porque temos cinco emissoras de rádio no interior, e televisão também muito forte.

"Regionalismo, a gente não envia a programação de Recife para o interior. O interior tem sua programação própria, seu jornalismo próprio e equipes próprias. E isso gera uma audiência muito boa. 

Então, a gente trata isso como uma outra unidade de negócio. Acho que a palavra melhor é essa em vez de veículo, é unidade de negócio, com equipes distintas, inclusive, comercialmente falando.

Para que isso gere uma receita que a gente não tinha, é um novo dinheiro a, verdade é essa.

Eu não acho que é canibalismo, acho que acrescenta. Por exemplo, a Rádio Jornal tem o Escrete de Ouro, que é a equipe de esporte da Rádio Jornal, talvez a equipe mais é relevante do nordeste de esportes,  que foi praa Copa do Mundo.

"Ela tem uma grande audiência no offline. Mas, eu chego a ter jogos com 45 mil pessoas me assistindo no YouTube, o locutor narrando o jogo. Ele não tá vendo o jogo, porque não tem o direito de passar o jogo. Mas, ele tá vendo o meu locutor, a reação dele".

SBT News -- No Twitter também...

Vladimir Melo -- Exatamente. Então, assim, isso gera também receita e relevância, acho que um alimenta o outro.

SBT News -- Você mencionou algo interessante, você falou a respeito ao regionalismo. E como conciliar essa demanda pelo local, essa proximidade e, também, até poder ter novas captações de negócio com esse mercado, enfim, o Nordeste é muito pujante e tem um potencial muito grande, com a exigência de escala que o mundo digital exige. Como você pode olhar para milhões, mas, ao mesmo tempo, para Caruaru... Não, Caruaru é não um bom exemplo, que é uma cidade grande, mas, uma outra cidade. Como é conciliar isso do ponto de vista de negócio?

Vladimir Melo -- É interessante, quando falo que é a audiência da gente, falando de digital, agora é maior no Rio e São Paulo do que em Pernambuco. A gente tem no mês de setembro, outubro, a gente teve 111 milhões de views, com 25 milhões de usuários únicos.

Pernambuco é um estado com 8 milhões. Então, você imagina que a minha audiência tá mais fora de Pernambuco do que em Pernambuco, apesar de ser muito grande também. Somos o maior entre os maiores do Nordeste.

SBT News --- Então é o que temos, é o conteúdo de qualidade atrai universalmente e o serviço atrai localmente.

Vladimir Melo -- Exatamente, e a gente faz questão, apesar de Recife ser cabeça de rede, ela não impõe o conteúdo. Isso é muito importante, regionaliza, mesmo seja micro. É como esse Caruaru e região fosse outro Estado, digamos assim.

A gente realmente não tenta empurrar Recife para lá e vice-versa, são equipes distintas, agora com a estratégia única, planejamento único e a com uma visão única de negócio.

SBT News --- Como o senhor tá vendo o encontro da Abert aqui conosco? 

Vladimir Melo -- Primeiro é muito bom rever os amigos depois desse tempo de pandemia, estive na NAB em Las Vegas, em abril e foi bom para quem foi, porque você conseguiu ver de uma maneira mais tranquila. Mas, foi um pouco esvaziada em termos de estandes, de marcas que estavam lá e de público.

E ver esse auditório lotado, você rever os amigos e temas relevantes e também a preocupação de discutir broadcast, pensando no futuro, não no presente, que isso já é presente, mas, não com âncora no passado foi uma coisa que gostei bastante.

E agora é realmente viver 2023, porque as transformações continuam, vejo isso no mundo digital, que a gente tá com esse comitê que eu te comentei. Todo mês, é uma mudança porque muda algoritmo, muda a forma de fazer.

Conteúdo muda a forma de divulgar conteúdo e consequentemente receita. Então, realmente, você não pode parar.

---

Portal NE10, do Sistema Jornal do Commercio, alcança 1 bilhão de acessos em 2022

O portal NE10, considerado o portal de maior audiência do Norte e Nordeste do Brasil, chegou à marca de 1 bilhão de acessos em 2022.

Os dados são do Google Analytics, a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizada no mundo.

Com variedade de conteúdos, formatos e a relevância do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), o Portal NE10 vem se consolidando, dia após dia, como um dos principais portais do Brasil. 

Juntos, os sites da TV e Rádio Jornal, JC, NE10 Interior e blogs Social 1, do Torcedor e de Jamildo, entre outros, registraram 111 milhões de visualizações e 26,5 milhões de usuários únicos em setembro, conforme dados da ComScore, empresa de análise da internet.

Com isso, o número de acessos continuou apresentando crescimento em relação ao mês de agosto.

---

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), promoveu nos dias 16 e 17 de novembro, o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília. O SBT News fez e transmitiu entrevistas exclusivas com comunicadores de todo o país.

Você também pode se interessar:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade