Digital se tornou nova forma de negócio, diz presidente do SBT Nordeste
Vlamidir Melo concedeu entrevista ao SBT News durante Congresso de Radiodifusão
SBT News
O presidente do SBT Nordeste e diretor-executivo do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), Vladimir Melo, em entrevista ao SBT News falou sobre a convergência da modernidade e das novas tecnologias com a rádio e a TV.
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"Hoje a gente trata o digital como um veículo novo, a gente trata isso como uma nova unidade de negócio, com equipes distintas, inclusive comercialmente, para que isso gere uma receita que a gente não tinha", disse.
Confira a entrevista abaixo:
SBT News -- O senhor mencionava agora pouco que o Nordeste é uma região com Estados pobres que precisam se unir. Mas, a impressão que temos, é que o Nordeste tem uma economia pujante e muito diversificada. Você tem Pernambuco, que já tem uma economia diversificada, a Bahia, que tem montadora, tem indústria petroquímica... Por que essa necessidade de se unir e aonde isso vai levar?
Vladimir Melo -- O comitê Nordeste existe em torno de duas décadas, na época a gente se uniu porque, apesar desses fatores que você tá falando... Os projetos comerciais, a gente sentia necessidade de ter, quando você quer falar com o Nordeste ao invés de você falar ligar para 9 estados, 9 emissoras do SBT, a gente queria criar uma forma de você falar com uma unidade.
E aí se uma marca quer falar com o Nordeste, fale com o SBT Nordeste, a gente pediu a permissão ao SBT para usar essa marca.
"O SBT Nordeste na realidade não é uma empresa, é o nome de fantasia, apesar de ter todo o regulamento em cartório registrado com ata, com deveres, com direitos. Com as divisões de despesas de receitas, com presidente eleito, a uma eleição a casa a cada dois anos".
Há um revezamento entre as emissoras, mas a gente sentia necessidade de juntos, podemos oferecer um produto para um cliente que quer falar para o Nordeste todo e também trocar boas práticas.
SBT News -- O senhor fala nessa união para dar uma certa escalabilidade, dar um arranque, uma atração maior aos negócios, como é o seu caso. E um caso de um sucesso nacional que é a Rádio Jornal, do Recife. No mundo digital e essa migração para o digital, esse desafio das plataformas, como lidar com isso e como se houver o cenário adiante nos próximos anos para o nosso setor?
Vladimir Melo -- Importante é o conteúdo, independentemente de onde ele vai ser distribuído.
A Rádio Jornal realmente é uma rádio que tem quase 80 anos de vida, é uma rádio que, agora, inclusive, a equipe está no Catar, viajou ontem. É a 12ª Copa do Mundo que a gente cobre, desde 78.
Tínhamos força do offline, mas, também precisávamos distribuir em outras plataformas, não só em rede social, mas também no próprio YouTube, no próprio site.
A gente tinha a visão de que o internauta que quer notícia ele iria para o Jornal do Commercio, porque ele queria ler a notícia no Jornal do Commercio e a gente meio que não, a Rádio Jornal é offline.
"E há uns dois anos, a gente quebrou um pouco esse paradigma e hoje a Rádio Jornal é o site de maior audiência do Sistema Jornal do Commercio".
SBT News -- Mas, essa força da Rádio Jornal no online no digital, em algum momento não canibaliza a mídia tradicional, a TV, a rádio? Como se integrar esses veículos, essas outras plataformas, nesse conceito de digitalização, sem que um se sobrepõe ao outro e que a TV possa expressar o melhor que ela tem, quando digo melhor do ponto de vista econômico, como fazer isso?
Vladimir Melo -- Entendo o seguinte, falando de televisão, na televisão você faz recortes e coloca no digital. Muitas vezes o telespectador não consegue estar naquele momento na televisão, mas ele vai te consumir por lá e aí você forma outra fonte de receita. Hoje, o nosso digital, como estava comentando agora pouco com você, a gente trata até como um veículo novo.
A gente criou um comitê onde todas as plataformas digitais do Sistema Jornal do Commercio, televisão, rádio, o jornal, o interior, porque temos cinco emissoras de rádio no interior, e televisão também muito forte.
"Regionalismo, a gente não envia a programação de Recife para o interior. O interior tem sua programação própria, seu jornalismo próprio e equipes próprias. E isso gera uma audiência muito boa.
Então, a gente trata isso como uma outra unidade de negócio. Acho que a palavra melhor é essa em vez de veículo, é unidade de negócio, com equipes distintas, inclusive, comercialmente falando.
Para que isso gere uma receita que a gente não tinha, é um novo dinheiro a, verdade é essa.
Eu não acho que é canibalismo, acho que acrescenta. Por exemplo, a Rádio Jornal tem o Escrete de Ouro, que é a equipe de esporte da Rádio Jornal, talvez a equipe mais é relevante do nordeste de esportes, que foi praa Copa do Mundo.
"Ela tem uma grande audiência no offline. Mas, eu chego a ter jogos com 45 mil pessoas me assistindo no YouTube, o locutor narrando o jogo. Ele não tá vendo o jogo, porque não tem o direito de passar o jogo. Mas, ele tá vendo o meu locutor, a reação dele".
SBT News -- No Twitter também...
Vladimir Melo -- Exatamente. Então, assim, isso gera também receita e relevância, acho que um alimenta o outro.
SBT News -- Você mencionou algo interessante, você falou a respeito ao regionalismo. E como conciliar essa demanda pelo local, essa proximidade e, também, até poder ter novas captações de negócio com esse mercado, enfim, o Nordeste é muito pujante e tem um potencial muito grande, com a exigência de escala que o mundo digital exige. Como você pode olhar para milhões, mas, ao mesmo tempo, para Caruaru... Não, Caruaru é não um bom exemplo, que é uma cidade grande, mas, uma outra cidade. Como é conciliar isso do ponto de vista de negócio?
Vladimir Melo -- É interessante, quando falo que é a audiência da gente, falando de digital, agora é maior no Rio e São Paulo do que em Pernambuco. A gente tem no mês de setembro, outubro, a gente teve 111 milhões de views, com 25 milhões de usuários únicos.
Pernambuco é um estado com 8 milhões. Então, você imagina que a minha audiência tá mais fora de Pernambuco do que em Pernambuco, apesar de ser muito grande também. Somos o maior entre os maiores do Nordeste.
SBT News --- Então é o que temos, é o conteúdo de qualidade atrai universalmente e o serviço atrai localmente.
Vladimir Melo -- Exatamente, e a gente faz questão, apesar de Recife ser cabeça de rede, ela não impõe o conteúdo. Isso é muito importante, regionaliza, mesmo seja micro. É como esse Caruaru e região fosse outro Estado, digamos assim.
A gente realmente não tenta empurrar Recife para lá e vice-versa, são equipes distintas, agora com a estratégia única, planejamento único e a com uma visão única de negócio.
SBT News --- Como o senhor tá vendo o encontro da Abert aqui conosco?
Vladimir Melo -- Primeiro é muito bom rever os amigos depois desse tempo de pandemia, estive na NAB em Las Vegas, em abril e foi bom para quem foi, porque você conseguiu ver de uma maneira mais tranquila. Mas, foi um pouco esvaziada em termos de estandes, de marcas que estavam lá e de público.
E ver esse auditório lotado, você rever os amigos e temas relevantes e também a preocupação de discutir broadcast, pensando no futuro, não no presente, que isso já é presente, mas, não com âncora no passado foi uma coisa que gostei bastante.
E agora é realmente viver 2023, porque as transformações continuam, vejo isso no mundo digital, que a gente tá com esse comitê que eu te comentei. Todo mês, é uma mudança porque muda algoritmo, muda a forma de fazer.
Conteúdo muda a forma de divulgar conteúdo e consequentemente receita. Então, realmente, você não pode parar.
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Portal NE10, do Sistema Jornal do Commercio, alcança 1 bilhão de acessos em 2022
O portal NE10, considerado o portal de maior audiência do Norte e Nordeste do Brasil, chegou à marca de 1 bilhão de acessos em 2022.
Os dados são do Google Analytics, a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizada no mundo.
Com variedade de conteúdos, formatos e a relevância do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), o Portal NE10 vem se consolidando, dia após dia, como um dos principais portais do Brasil.
Juntos, os sites da TV e Rádio Jornal, JC, NE10 Interior e blogs Social 1, do Torcedor e de Jamildo, entre outros, registraram 111 milhões de visualizações e 26,5 milhões de usuários únicos em setembro, conforme dados da ComScore, empresa de análise da internet.
Com isso, o número de acessos continuou apresentando crescimento em relação ao mês de agosto.
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A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), promoveu nos dias 16 e 17 de novembro, o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília. O SBT News fez e transmitiu entrevistas exclusivas com comunicadores de todo o país.
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