Veja 5 dicas para aproveitar a Black Friday com segurança
Procon disponibiliza cartilha para ajudar consumidores; evento será na última 6ªfeira (25.nov) do mês
Com a aproximação da Black Friday a ansiedade dos consumidores começa. No entanto, nestes momentos é importante prestar atenção nas promoções e fazer as compras com cuidado. Golpes e frandes são comuns neste período do ano, por isso o Procon e a Senacon fizeram uma cartilha para a segurança de clientes.
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Para aproveitar a ocasião que será na última 6ª feira (25.nov) deste mês, o Procon aconselha que o consumidor pesquise desde já os valores dos produtos desejados no mercado, para poder assim comparar os valores e ter um desconto real. Acompanhe mai dicas dos orgãos de defesa do consumidor.
- Cuidados com e-mail e sites fraudulentos
Com a ascensão da internet, as compras migraram para os meios digitais, no entanto, os perigos de fraude crescem. Por isso, as dicas são que os consumidores não entrem em links duvidosos enviados via aplicativos de conversa ou e-mails.
É preferível que o consumidor opte por buscar nos navegadores pelos sites oficiais das lojas. Para conferir a segurança é preferível que o site tenha "https" no endereço e também se é exibido um ícone no formato de um cadeado fechado na parte superior, ao lado do endereço. Clicando em cima da fechadura, deve aparecer o certificado de garantia do site.
- Procure saber a reputação da loja e as promoções
Como dito acima, os preços devem ser conferidos antes da chegada da Black Friday e comparado no dia, para que assim o desejo real de desconto seja correspondido. É importante que os consumidores prestem atenção em etiquetas e valores expostos nos preços.
Para os fornecedores é importante que os preços fiquem visíveis, sem necessidade que se chame um vendedor. Além disso, o total a ser pago com financiamento deve estar exposto, com a quantidade e o valor das prestações, além dos juros praticados.
- Cuidado com o prazo para o arrependimento; não compre na ansiedade
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor o comprador tem o direito a arrependimento da compra de qualquer produto, tendo os valores perdidos restituídos pelo fornecedor. Mas é importante lembrar que o cliente tem apenas sete dias desde o dia da assinatura ou recebimento do produto.
Para evitar trabalho e problemas, é melhor que o consumidor compre com consciência, baseado em pesquisas e evitando as compras por impulso.
- Atenção na hora do pagamento, principalmente no PIX
Na hora de comprar é importante que se for no cartão o cliente confira os valores colocados na máquina de cartão. Já pela internet a atenção dever ser redobrada, é importante que as compras sejam feitas em sites seguros, como citamos acima deve se ter o "https" e um cadeado fechado na parte superior.
Evite clicar em links e mensagens, use o site oficial da loja e não efetue compras em computadores de terceiros. No caso do pagamento via Pix o consumidor deve conferir os dados do recebedor, e só cadastrar nos canais oficiais da instituição financeira, como aplicativos ou agências.
- Qualquer irregularidade não esqueça de denunciar
O consumidor tem direitos, é importante que qualquer problema com o produto ou o não cumprimento das leis pode causar multas nos estabelecimentos. Qualquer problema o cliente deve contatar primeiramente o fornecedor do produto, se não houver a resolução do problema ele pode contatar os orgãos responsáveis pelo site Consumidor.gov.br. ou procurar o Procon mais próximo.
Para a leitura completa da cartilha acesse o site.
*Estagiário sob supervisão de Cido Coelho