SP: jovens denunciam abordagem violenta de seguranças em metrô
Caso foi registrado na estação Belém, zona leste da capital. Passageiros foram atingidos por spray de pimenta
Abraão Ramos
Seguranças de uma estação de metrô na zona leste de São Paulo (SP) foram flagrados em uma abordagem violenta e truculenta contra jovens menores de idade na noite de 4ª feira (9.nov). A confusão teria começado, segundo a polícia, após dois rapazes passarem juntos pela catraca quando foram flagrados por agentes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O grupo formado por cinco jovens voltavam de uma aula de artes e estavam na estação Belém, da Linha 1-Vermelha do metrô da capital paulista. Eles participam de uma ação de reinserção socioeducativa.
Dois deles tentaram passar pela catraca juntos e foram interceptados, sendo questionados e alertados pela ação. Porém, em determinado momento, a violência teve início.
A ação dos três agentes foi flagrada e filmada por outros passageiros. Nas imagens, um dos seguranças tenta imobilizar um dos jovens, de 17 anos, colocando o braço na região do pescoço. Usuários ficaram desesperados - "vai matar o menino!", diz uma passageira - e um dos agentes tentou dar um golpe "mata-leão", manobra proibida e perigosa, que pode levar à morte.
De acordo com um dos agredidos, o segurança já ordenou que ele fosse algemado. "Eu falei: 'algemar por quê? Não sou nenhum ladrão! Eu sou um ser humano!'. Ele nem procurou saber nem o que estava se passando. O segurança veio, me jogou no chão, me bateu, pisou em cima da minha garganta".
Uma outra jovem relatou ter sido arrastada. "Um deles jogou spray de pimenta no meu rosto e falou: 'pode levar, senão eu chuto a cara dela'". Outra vítima, de 18 anos, afirmou que os agentes bateram a cabeça dele na parede e foi agredido com chutes nas costas. Em outros vídeos, os passageiros condenam a violência dos seguranças: "Chutar a cara do cara você não pode não!".
Segundo testemunhas, três usuários que estavam na plataforma tentaram conter a violência e truculência dos seguranças, sendo impedidos e atingidos por spray de pimenta.
Os agentes e os cinco jovens foram levados à delegacia e prestaram depoimentos. Foi aberto um boletim de ocorrência por agressão e lesão corporal. A conduta dos agentes também será investigada.
Em nota, a companhia do metrô afirmou que "funcionários foram agredidos por um jovem que ultrapassou a linha de bloqueio sem pagamento de passagem" e que "um indivíduo que acompanhava o jovem se juntou às agressões". Ainda segundo a empresa, "segurança controlou a situação". "O Metrô repudia toda e qualquer ato de violência e todas as ações de segurança são avaliadas, sendo que qualquer excesso será punido. O Metrô se coloca à disposição das autoridades policiais", encerrou.
VEJA TAMBÉM: