Publicidade
Brasil

De assassino a pastor: quem era Guilherme de Pádua?

Ao SBT News, autor de biografia do caso Daniella Perez faz perfil do ex-ator; veja entrevista

Imagem da noticia De assassino a pastor: quem era Guilherme de Pádua?
Guilherme de Pádua
• Atualizado em
Publicidade

Quase três décadas após parar o Brasil, o caso Daniella Perez voltou a ocupar as principais manchetes. Dessa vez, por um outro lado: a morte do algoz. Guilherme de Pádua, assassino confesso de Daniella, morreu, neste domingo (6.nov), vítima de infarto, em Belo Horizonte. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Quando cometeu o crime, em dezembro de 1992, Pádua estava no ar na novela "De Corpo e Alma" e interpretava Bira, um dos pretendentes de Daniella na teledramaturgia. Mas, quem era Guilherme de Pádua fora das telas? O advogado Bernardo Pasqualette, autor da obra "Daniella Perez: Biografia, crime e justiça" respondeu ao SBT News algumas das principais questões. Confira:

1. Qual era a real relação de Guilherme de Pádua e Daniella Perez? 

Guilherme e Daniella contracenavam juntos, mas não eram propriamente um par romântico, como por vezes se divulga. Era notório que Guilherme a assediava em busca de mais espaço para o seu personagem, já que a mãe de Daniella, a novelista Glória Perez, era a autora da novela. Daniella resistiu às investidas e em sua última entrevista deixou claro seu modo de ver as coisas "não é função do ator decidir o rumo do personagem". A atriz, mesmo assediada, manteve-se íntegra até o fim e não adotou qualquer ação ou comportamento para prejudicar os seus colegas em favor de quem quer que fosse. Seu comportamento ético é um exemplo que sobreviveu ao tempo.

Também há que se destacar o machismo estrutural que ainda hoje persiste em nossa sociedade . Daniella era uma mulher assediada em seu ambiente de trabalho por um homem que queria tirar proveito profissional da relação de amizade que estabelecera com a atriz. Será que 30 anos depois dos fatos algo mudou em nosso país?

2. Quem foi Guilherme de Pádua durante o julgamento pela morte de Daniella Perez?
 
Exibicionista. Para muito ainda era um ator a serviço de seu personagem. Durante o julgamento, a defesa técnica de Guilherme apresentou como tese principal a negativa de autoria, alegando que fora Paula Thomaz que desferira os golpes que vitimaram Daniella.
Se o júri não aceitasse esta tese, a defesa alegava então que Daniella teve o que na literatura médica se chama de reflexo vagal -- uma espécie de estado onde a pessoa aparenta estar morta, mas ainda está viva. Assim, os golpes de arma branca que vitimaram a atriz teriam sido desferidos supondo que ela já se encontrava morta naquele momento, o que resultaria em um homicídio culposo --quando não há a intenção de matar. Ambas as teses foram refutadas pelo júri que considerou Guilherme de Pádua o autor dos golpes que vitimaram a atriz e o condenou por homicídio duplamente qualificado.

3. Quais marcas da personalidade de Guilherme você destacaria? 

Na época se divulgou que Guilherme de Pádua estava envolto em um estranho misticismo. Seguia um guia espiritual e tinha forte predileção pelas cores vermelho e branco. Também se chegou a relacionar o crime com religiões de matrizes africanas, o que em minha visão é errado e, sobretudo, preconceituoso. Sobre o seu perfil psicológico, por declarações de pessoas que com ele conviveram, afirmava-se que ele era muito ambicioso e queria ascender na carreira artística a todo custo.

4. Você chegou a ter contato com o ex-ator para falar sobre a biografia? Qual foi a reação dele?

Assim como agi em relação à família da Daniella e à outra condenada pelo crime -- Paula Thomaz--, facultei espaço caso ele quisesse se manifestar sobre o caso, mas não obtive retorno. 

Conversei por duas vezes com o advogado que o defendeu no júri, Dr. Paulo Ramalho, que a despeito de todas as dificuldades do caso -- Guilherme foi réu confesso por um período e mudou sua versão um par de vezes -- obteve dois votos pela absolvição do réu, condenado por 5x2. Foram entrevistas longas e Ramalho foi bastante sincero, expondo os bastidores do caso e as estratégias de defesa que não tinham sido divulgadas até agora.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade