Publicidade
Brasil

Nelson Piquet será investigado por incitação a violência contra Lula

MPF pediu abertura de inquérito para apurar declarações dadas por ex-piloto em vídeo divulgado na internet

Imagem da noticia Nelson Piquet será investigado por incitação a violência contra Lula
nelson piquet em manifestação
• Atualizado em
Publicidade

O ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet será investigado por possível incitação pública a crime contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pedido de abertura de inquérito foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) após representação do Conselho de Ética do Partido dos Trabalhadores, na 5ª feira (3.nov).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em vídeo divulgado nas redes sociais por manifestantes que questionam a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições gerais, Piquet aparece ao lado de um outro homem, em um protesto, entoando o já conhecido lema bolsonarista "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", quando completa: e Lula lá no cemitério.

Para o procurador da República Paulo Roberto Galvão de Carvalho, que assinou o despacho, as declarações do ex-piloto não se limitam a expressões de opinião sobre o governo eleito.

"As declarações proferidas por Nelson Piquet, em análise preliminar, aparentam não se limitar a meras expressões de opinião a respeito do governo eleito - situação em que seriam constitucionalmente asseguradas -, podendo constituir de forma concreta formas de incitação dirigida à população em geral, voltadas tanto à prática de violência contra o candidato eleito, assim como à animosidade entre as Forças Armadas e os  poderes constituídos", afirmou Carvalho. 

No documento, o procurador ressalta que por ser uma pessoa pública, Piquet deveria saber que suas declarações têm o potencial de alcançar outras centenas de milhares de pessoas. Ele será chamado para oitiva na Polícia Federal, assim como o homem que gravou o vídeo.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade