Em SC, 47 cirurgias foram canceladas por causa de bloqueios em rodovias
Rotas para entrega de vacinas também precisaram ser alteradas
Quase 50 cirurgias eletivas foram canceladas em Santa Catarina por causa de bloqueios promovidos por manifestantes em rodovias nesta semana, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Foram 47 no total, sendo 10 no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Bom Retiro, oito no Hospital São Marcos, em Nova Veneza, dez no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, seis no Hospital Municipal Santo Antônio, em Itapema, cinco no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e oito no Hospital Nossa Senhora da Penha, em Penha.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os cancelamentos ocorreram ou porque os profissionais de saúde não conseguiram chegar às unidades, ou porque os pacientes encontraram problemas. A interrupção do fluxo viário por manifestantes fez também com que um carregamento de vacinas destinado a Lages não conseguisse chegar na 2ª feira (31.out). A rota à regional da cidade e às de Tubarão, Criciúma e Araranguá foi reprogramada para esta 5ª feira; a distribuição ocorreu pela manhã.
Aos pacientes que estiverem com dificuldade de deslocamento para fazer algum procedimento, a SES pede para entrarem em contato com as unidades de saúde "para que estas possam dar o apoio necessário". "As estratégias estabelecidas entre a área da saúde e os órgãos de segurança pública tem permitido amenizar os impactos [dos bloqueios] na área da saúde até o presente momento", complementa a pasta.
Segundo a SES, até o momento, "não foi registrado desabastecimento severo de insumos e medicamentos nos hospitais próprios do Estado" em decorrência da interrupção do fluxo viário.
Veja também: