Grupo responsável por tráfico internacional de drogas é alvo da PF
Transporte era feito por meio de pilotos sem habitação para voo que usavam rotas não usuais
Camila Stucaluc
A Polícia Federal realiza, na manhã desta 5ª feira (3.nov), a operação Manicaca, que tem como objetivo desarticular um grupo responsável por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. São cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e nove de prisão temporária em Goiás, além do bloqueio de contas dos investigados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A investigação apurou que manicacas (pessoas que sabem pilotar aeronaves, mas que não possuem habilitação para voo) eram cooptados pela organização criminosa para transportar cocaína da Bolívia para o Brasil, mais especificamente para o estado de Goiás. No local, a droga era difundida para as demais regiões.
Segundo os agentes, para tentar evitar a repressão estatal, o transporte era feito em pequenas aeronaves, registradas em nome de terceiros, sem registro de plano de voo e por meio de rotas não usuais.
+ Sheik dos Bitcoins é preso em operação da PF em Curitiba
Além do grupo criminoso, a Polícia Federal também identificou uma organização ligada ao descaminho de mercadorias provenientes do Paraguai. Sem realizar o pagamento dos tributos, comerciantes contratavam manicacas para transportar produtos eletrônicos, que eram vendindos em estabelecimentos especializados em Goiás.