Hospital das Clínicas cria 1º ambulatório psiquiátrico para vítimas de violência doméstica
Programa é inédito na América Latina e teve ajuda inicial de emenda parlamentar
SBT News
O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq) acaba de criar o Programa de Assistência Multidisciplinar à Violência Doméstica, primeiro serviço psiquiátrico da América Latina especializado no tratamento de vítimas de violência doméstica. O projeto é uma parceria com o Instituto "Um Novo Olhar", liderado pela médica Carla Góes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A iniciativa é importante dado o aumento crescente de violência doméstica no país, agravado com a pandemia da covid-19. Segundo a médica Carla Góes, no primeiro semestre de 2022, o Instituto "Um Novo Olhar" acolheu 78 mulheres vítimas de violência doméstica. Dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) apontam que, no mesmo período deste ano vigente, foram registradas cerca de 31,4 mil denúncias de violência doméstica sofridas por mulheres em todo o Brasil -- uma média de quase 173 casos por dia.
Ainda segundo o instituto, o principal quadro psiquiátrico resultante da violência é o transtorno do estresse pós-traumático. Os sintomas acometem o equilíbrio emocional, com elevado potencial para o desenvolvimento de graves incapacidades funcionais.
A parceria com o IPq ampliará o escopo do Instituto "Um Novo Olhar", primeira instituição social do país a oferecer atendimento médico gratuito a mulheres vítimas de violência, especialmente de reconstrução facial, e também assistência social, jurídica e psicológica.
Implantação e estruturação
Os recursos para a implantação e estruturação do Programa de Assistência Multidisciplinar à Violência Doméstica foram disponibilizados ao IPq por emenda parlamentar da Deputada Federal (SP) Maria Rosas, com verbas de R$ 500 mil no primeiro ano.
O Programa terá duração inicial de 5 anos, previsão de R$ 3,1 milhões e objetivo de atender pelo menos mil vítimas por ano, e contará com médicos psiquiatras, psicólogos, assistente social e auxiliar administrativo.