Comemorações do Halloween aquecem as vendas no comércio
Expectativa é de um crescimento de 15% em relação ao ano passado
Victor Ferreira
No país do Carnaval, mais uma festa tem feito cada vez mais a cabeça dos brasileiros: o Halloween. Quem comemora é o comerciante. Alfredo, que é dono de uma loja de fantasia e decoração na região da 25 de março, em São Paulo, conta que o faturamento das últimas semanas já se aproxima ao do principal feriado brasileiro.
"Cobre as dívidas, dá para juntar um dinheirinho a mais também... todo comerciante espera isso", acrescenta o comerciante Alfredo Mora.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A loja dele não foi a única a comemorar as vendas deste Dia das Bruxas. A Associação Comercial de São Paulo já calcula um crescimento de 12% a 15% na venda de fantasias e adereços para o Halloween.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, ainda não há dados sobre a venda de doces no Halloween de 2022, no entanto, comparando com outubro do ano passado, as vendas tiveram alta de quase 13%.
Segundo o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, há uma explicação para esse crescimento. "Esse ano, tivemos o impacto dos auxílios governamentais, saques do FGTS e também o aumento do emprego", observa o especialista.
No entanto, não é só do mercado de festas que o Halloween tem batido à porta. Outros segmentos abraçaram a data de olho no faturamento. Em um shopping de São Paulo, as crianças caçam doces... já as lojas, clientes. São 4 sessões por dia, e todas já estão esgotadas.
Leia também: