Publicidade
Brasil

Setor de vendas diretas já conta com mais de 4 milhões de autônomos

Digitalização do comércio tem impulsionado negócios de empreendedores individuais

Imagem da noticia Setor de vendas diretas já conta com mais de 4 milhões de autônomos
loja perfumaria
• Atualizado em
Publicidade

Um carro zero quilômetro. Foi um dos sonhos que a Dona Reginalda conquistou ao se tornar consultora de cosméticos. O outro foi pagar a faculdade da filha. Agora, ela é dona de uma perfumaria em Embu das Artes, na Grande São Paulo.

"Como eu andava muito, agora, eu convido os clientes para virem até mim. Agora, eu já tenho até funcionárias, antes, eu trabalhava sozinha", conta consultora da Jequiti, Reginalda Reis.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Dona Reginalda faz parte de um universo de mais de 4 milhões de brasileiros que se tornaram empreendedores independentes. O próximo passo dela são as vendas online. "A gente está trabalhando o site, que é o nosso site próprio", ela acrescenta.

Digitalização é o tema do momento no Terceiro Congresso Nacional de Vendas Diretas, em São Paulo. A associação do setor estima que 20% dos consultores no país já fecham os negócios usando sites próprios; 18% utilizam Whatsapp; e 14%, as mídias sociais.

"Presencial sempre vai continuar, mas o digital vai ser uma ferramenta a mais", argumenta a presidente da Associação Brasileira de Vendas Diretas, Adriana Colloca.

A digitalização traz de volta um velho lema das relações empresariais: tempo é dinheiro. "Com a digitalização, existe uma exigência do mundo digital. Fazer essas entregas mais rápidas do que a gente faz do modelo tradicional de venda direta", explica o diretor de estratégia da Jequiti, Rodrigo Paiva Sanches.

Durante a pandemia, as vendas diretas cresceram 10,5%, e esse avanço não parou mais. Eduardo Ribeiro, CEO da Jequiti, apoia o avanço tecnológico, mas destaca a valorização das pessoas.

"Desde o ano passado, temos incrementado iniciativas estratégicas de crescimento. Uma nova iniciativa de líder recrutadora, remuneração variável adequada para força de vendas, tudo isso impulsionou, junto com toda uma revisão de catálogo e produtos nos territórios que a gente sempre ganha", conclui Eduardo Ribeiro.
 

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade