Fortes chuvas causam prejuízos e transtornos no sul do país
Em Santa Catarina, três cidades decretaram situação de emergência; Paraná tem mais de mil desabrigados
Maikiel Silva
As fortes chuvas que atingem o sul do país causaram prejuízos e transtornos no Paraná e em Santa Catarina, nesta 4ª feira (12.out).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em Santa Catarina, três cidades decretaram situação de emergência no oeste do estado, e os bombeiros precisaram agir rápido para salvar ocupantes de um caminhão levado pela enxurrada.
Quatro homens foram resgatados após uma ponte ceder no município de Ibicaré, oeste do estado. Três estavam dentro de um caminhão e outro estava a pé. Os bombeiros improvisaram uma tirolesa para colocá-los em terra firme. O nível da água também subiu muito em Rio Sul. Um carro foi encoberto e o motorista saiu nadando até ser alcançado pelo bote de resgate.
Em São Lourenço do Oeste, as chuvas provocaram inundações, alagamentos e deslizamentos de terra. Famílias ficaram ilhadas. Em São Domingos, outra cidade catarinense, quatro pontes estão interditadas por causa de risco de desabamento.
No estado do Paraná, o balanço da Defesa Civil indica que 23 cidades foram atingidas por enxurradas e alagamentos e 4.392 pessoas afetadas diretamente. Os desabrigados são 1.149 e 100 desalojados foram levados para abrigos municipais.
Em Pato Branco, os bombeiros seguem nas buscas das meninas, uma de 7 anos e outra de 6 meses, que estavam com os pais dentro de um carro, que foi arrastado na correnteza. Nesta 3ª feira, a informação de que os corpos haviam sido encontrados não se confirmou. Os pais conseguiram se salvar.
Em Francisco Beltrão, no noroeste paranaense, a chuva deu uma trégua nesta 4ª feira, mas vários pontos da cidade continuam inundados. Uma casa foi completamente destruída e houve danos em pelo menos 500 residências.
Em Foz do Iguaçu, o aumento do volume d'água obrigou a direção do Parque das Cataratas a fechar o acesso às passarelas. As quedas estão jorrando 11 milhões de litros por segundo, ou sete vezes acima do normal.