Metade de restaurantes recorre a promoções para alavancar as vendas
Descontos são atrativo para aquecer o mercado em um período de baixa sazonalidade, especialmente após a pandemia
Mariana Alonso
Dados compilados pela Geofusion, empresa de inteligência de mercado, revelam que 52% dos restaurantes brasileiros planejam focar em promoções neste ano. Um outro estudo realizado pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) aponta que houve uma melhora no volume de vendas de refeições nos primeiros seis meses de 2022.
O levantamento evidencia que 57% dos negócios estão com faturamento superior quando comparado ao primeiro semestre de 2021. No caso de restaurantes com mais de 10 anos no mercado, 70% tiveram um faturamento superior ao primeiro semestre de 2021 e 70% devem fechar o primeiro semestre com lucro.
Para Fernando Blower, diretor executivo da ANR, os números são animadores, no entanto, muitos restaurantes ainda não alcançaram os patamares pré-pandemia. "Ainda que o setor siga sua recuperação depois dos piores anos da história, tem sido um desafio imenso lidar com a inflação de alimentos. Sem poder repassar esses custos, as empresas penalizam margens que por vezes estavam justas e comprometidas com o passivo da pandemia", afirma.
SP Restaurante week ganha mais uma semana
Para quem ama provar receitas diferentes, explorar sabores e ainda ter descontos, aqui vai uma boa notícia: o São Paulo Restaurant Week, que está na 29ª edição, teve sua agenda estendida até o dia 23 de outubro.
Com o tema "Releituras - Do clássico à originalidade brasileira", os mais de 180 restaurantes participantes oferecem uma das cinco categorias, no almoço ou no jantar: Burger Gourmet, Menu Tradicional, Plus, Premium e Diamond. Os valores começam a partir de R$ 39,90 para o Burger Gourmet e R$ 54,90 para os demais menus. Todos os menus incluem entrada, prato principal e sobremesa.
Fernando Reis, idealizador da Restaurant Week no Brasil, explica que entre os objetivos do festival está a promoção do acesso à boa gastronomia. Depois da pandemia, o festival ganhou ainda mais peso, pois tem ajudado a aquecer o mercado, o que motivou a prorrogação do encerramento. "Com o sucesso dessa edição, decidimos ampliar o prazo do evento para que mais pessoas possam aproveitar os menus especiais e terem experiências únicas em volta da mesa", esclarece Reis.
De acordo com o proprietário do restaurante La Piadina Cucina Italiana, que já participa há 15 anos do festival, esse é um dos momentos mais esperados. "As vendas costumam aumentar 75% no período da Restaurant Week, na última edição vendemos cerca de 4.200 menus. Esse ano esperamos atingir a meta de 5.000 menus vendidos," afirma Gustavo Veiga, proprietário e Chefe Executivo do restaurante.
A SPRW está presente em mais de 20 cidades brasileiras e é um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo.
Confira os menus em restaurantweek.com.br