Justiça determina recall de petiscos caninos de mais uma empresa no Brasil
Marca Petitos Indústria e Comércio de Alimentos também registrou substância contaminada nos produtos
Camila Stucaluc
O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura determinou, na 4ª feira (21.set), o recolhimento de todos os produtos da marca Petitos Indústria e Comércio de Alimentos, como bifinhos e snacks. A medida tem como objetivo auxiliar nas investigações sobre o caso de contaminação animal por produtos com monoetilenoglicol - líquido que pode prejudicar os rins e até levar à morte.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Outras quatro empresas também foram notificadas pela pasta, sendo Bassar Indústria e Comércio Ltda, FVO Alimentos Ltda, Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais e Upper Dog comercial Ltda. Todas as companhias tiveram que realizar o recall imediato dos produtos após a detecção do uso de dois lotes de propilenoglicol - composto químico - contaminados com monoetilenoglicol.
"O propilenoglicol é um produto de uso permitido na alimentação animal, desde que seja adquirido de empresas registradas. As investigações que estão sendo realizadas são relacionadas a uma possível contaminação do propilenoglicol por monoetilenoglicol. Até o momento, não existe diretriz do Ministério de suspender o uso de produtos que contenham propilenoglicol na sua formulação, além dos já mencionados", explicou o ministério.
+ Procon notifica Nestlé por itens com soro de leite semelhante à originais
A pasta informou que "segue atuando e tomando as medidas necessárias para mitigar o risco apresentado nos produtos de alimentação animal".