Óleo encontrado em praias do Nordeste não tem ligação com vazamento de 2019
Amostras recolhidas pela Marinha apontam que material seria petróleo cru
A Marinha brasileira informou que os resíduos de óleo encontrados em praias do Nordeste, em agosto, não têm relação com o derramamento de óleo de 2019. Segundo as autoridades, as análises químicas coletadas em praias de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia apontaram para um novo incidente.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Há indicação de que houve um novo evento, cuja hipótese mais provável aponta para um incidente envolvendo petróleo cru, proveniente do descarte de água oleosa lançada ao mar, após a lavagem de tanques de navio petroleiro em alto mar", diz a Marinha, acrescentando que alguns dos vestígios encontrados podem ser procedentes do Golfo do México.
Ainda assim, amostras das praias de Itacimirim e Itapuã, na Bahia, tiveram resultados relacionados com o derramamento de óleo de 2019. Neste caso, as análises apontaram que a areia da praia, rochas e recifes de coral da região podem ter retido a substância.
+ Microplásticos são encontrados entre fibras das plantas
"Em análise muito rápida, verifica-se a complexidade do problema representado pelos derramamentos de óleo no mar, cujo enfrentamento requer vigilância e esforços constantes, os quais vêm sendo continuamente empreendidos pela comunidade científica brasileira, em distintos laboratórios do país, juntamente com os órgãos governamentais envolvidos com o tema", diz o texto.