Palanque em Brasília não teve líderes do Legislativo e Judiciário
Presidentes do STF, do Senado e da Câmara não compareceram, apesar do convite do governo
As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, nesta 4ª feira (7.set) em Brasília, não contou com a presença de representantes dos poderes Legislativo e Judiciário. Apesar do convite, não compareceram os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux; do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL-AL).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nas redes sociais, Rodrigo Pacheco falou que as comemorações "precisam ser pacíficas, respeitosas e celebrar o amor à pátria, à democracia e o Estado de Direito".
As comemorações deste 7 de setembro, que marca 200 anos da Independência do Brasil, precisam ser pacíficas, respeitosas e celebrar o amor à pátria, à democracia e o Estado de Direito. pic.twitter.com/jrKNPVq2A8
? Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) September 7, 2022
Arthur Lira disse que "o Brasil independente é sempre o que olha para frente", sem esquecer ensinamentos dos últimos 200 anos, que "continuam ecoando nas ações e nos compromissos de todos".
Há 200 anos, começava a nascer o Brasil de hoje,com um futuro de desafios, decisões difíceis mas necessárias e grandes conquistas a alcançar. O 7 de set de 200 anos atrás continua ecoando nas ações e nos compromissos de todos! O Brasil independente é sempre o q olha para frente.
? Arthur Lira (@ArthurLira_) September 7, 2022
O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral Alexandre de Moraes também não participou das comemorações do Bicentenário da Independência em Brasília. Moraes também usou as redes sociais para se manifestar:
O Bicentenário de nossa Independência merece ser comemorado com muito orgulho e honra por todos os brasileiros e brasileiras, pois há 200 anos demos início a construção de um Brasil livre e a histórica marcha pela concretização de nosso Estado Democrático de Direito.
? Alexandre de Moraes (@alexandre) September 7, 2022
Com as ausências, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) ficou à vontade no palanque. Ao lado dele ficou a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o vice Hamilton Mourão e ministros, a exemplo do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.
Chefes de Estado de três países de língua portuguesa também prestigiaram o desfile. Os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; Cabo Verde, José Maria Neves; Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló; o secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias Albano da Costa; e o ministro da Presidência da República de Moçambique para Assuntos da Casa Civil, Constantino Alberto Bacela.
Também estavam lá o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), integrantes do Programa Força no Esporte (Profesp), ex-integrantes das Forças de Paz e alunos das escolas do Governo do Distrito Federal.
O desfile contou com cerca de 3,1 mil militares, conforme o Ministério da Defesa. Foram, aproximadamente, 2.000 do Exército Brasileiro (EB), 600 da Marinha do Brasil (MB) e 500 da Força Aérea Brasileira (FAB).
Leia também