Idoso que acumulava e comia lixo há seis anos receberá tratamento
Justiça de Goiás determinou a inspeção da casa do homem para retirada das substâncias e insetos

Luiza Bervian
O município de Cristalina, em Goiás, deve providenciar tratamento psiquiátrico para um idoso de 60 anos que tem transtorno de acumulação de lixo há seis anos. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Estado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O magistrado Thiago Inácio autorizou que o Corpo de Bombeiros e fiscais da vigilância sanitária recolham todos os lixos da casa do idoso. Com o acúmulo de substâncias, a residência do homem tem animais peçonhentos e insetos, havendo risco de desabamento e incêndio.
"Ficou constatado que o idoso apresenta confusão mental, transtorno persecutório e de acumulação compulsiva. Atualmente, ele mora sozinho, já que a própria família saiu da casa em virtude do acúmulo. Além disso, ficou constatado que o idoso se alimenta de lixo", afirmou, em nota, o Tribunal de Justiça de Goiás.
"As imagens somadas aos relatos dos fiscais da Vigilância Sanitária, demonstram que, de fato, não há mais possibilidade de locomoção no interior da casa, conclusão reforçada pelas fotos do entulho amarrado no telhado, em grande e iminente risco de desabamento e tragédia no local. Ainda que nesta limitada fase de cognição, é fácil concluir o provável transtorno de acumulação que leva o idoso a verdadeiro estado de vulnerabilidade", disse o juiz.