Marielle Franco é homenageada e ganha estátua no centro do Rio
Inauguração será nesta 4ª feira (27.jul), quando a ex-vereadora completaria 43 anos
Camila Stucaluc
A ex-vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018, ganhará uma estátua no centro do Rio de Janeiro. Esculpida pelo artista Edgar Duvivier, pai do humorista Gregório Duvivier, a imagem será inaugurada no Buraco do Lume, nesta 4ª feira (27.jul), data em que Marielle completaria 43 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o Instituto Marielle Franco, a estátua representa uma homenagem à ex-vereada e está cheia de simbolismo, como os pés em movimento (lembrando que os passos antigos seguirão firmes), o sorriso no rosto (marca registrada do acolhimento e afeto de Marielle) e o punho esquerdo para o alto (gesto histórico do movimento negro).
Você conhece o significado da pose da Estatúa da Marielle Franco??
? Instituto Marielle Franco (@inst_marielle) July 22, 2022
Ela foi pensada após a uma conversa entre a família de Marielle, o artista @edgarduvivier e uma consulta pública aqui nas redes do Instituto . pic.twitter.com/Gwu8L8TIve
Para evitar vandalismos, o local onde a imagem será posta contará com a atuação de guardas municipais durante a inauguração, além de câmeras de vigilância. A estátua de bronze também terá com um fundo monetário, obtido via financiamento coletivo, para auxiliar na manutenção.
+ Audiência entre Luva de Pedreiro e Allan Jesus termina sem acordo
"Erguer a estátua de Marielle é fazer com que esta e as próximas gerações conheçam Marielle e tudo o que ela representa para grupos de pessoas que historicamente neste país foram impedidos de acessar seus direitos. Vamos celebrar e erguer homenagens a quem dedicou sua vida para defender um mundo mais justo", disse o Instituto.