Transparência pública é classificada como "ótima" em apenas 5 estados
Levantamento mostra que apenas um em cada três governadores divulga agendas diárias
Camila Stucaluc
Um levantamento realizado pela Transparência Internacional aponta que apenas cinco estados brasileiros foram classificados como "ótimo" no índice de transparência e governança pública. Segundo os dados, divulgados nesta 3ª feira (5.jul), a pontuação mais alta do ranking foi registrada pelos governos do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Goiás.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Classificado como "bom" ficaram os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Paraíba, São Paulo, Mato Grosso, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Outros sete foram definidos como "regular" e três como "ruim". No geral, nenhum estado foi classificado como "péssimo" no índice de transparência, que considera pontuações de zero a 100.
O levantamento mostra ainda que apenas um em cada três governadores divulga diariamente as agendas, permitindo que a população acompanhe as reuniões e os temas que serão tratados pelos poderes executivos. Além disso, apenas o Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Rondônia permitem a supervisão de obras públicas com imagens e informações sobre valores e contratos.
+ CPI do MEC: reunião de Pacheco com líderes partidários fica para 3ª feira
"Um governo aberto e engajado em melhores práticas significa mais monitoramento da sociedade, maior controle de autoridades e mais recursos empregados em saúde, educação, emprego e segurança", defende a Transparência Internacional. No total, foram avaliados 84 critérios para realizar o índice de transparência dos estados, incluindo pontos como administração, orçamento, comunicação e participações de dados abertos.
Confira o ranking completo: