Guerra na Ucrânia já destruiu mais de 150 pontos culturais
Monitoramento da Unesco aponta para edifícios religiosos, bibliotecas e monumentos
Camila Stucaluc
Um levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), divulgado nesta 5ª feira (23.jun), aponta para mais de 150 pontos culturais destruídos na Ucrânia devido à ofensiva russa. Três regiões concentram 75% dos danos provocados, sendo Donetsk (45 locais), Kharkiv (40) e Kiev (26).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"De acordo com as verificações realizadas por especialistas, 152 locais culturais foram parcial ou totalmente destruídos em consequência dos combates, incluindo 70 edifícios religiosos, 30 edifícios históricos, 18 centros culturais, 15 monumentos, 12 museus e sete bibliotecas", informou a Unesco em um comunicado.
A diretora-geral da organização, Audrey Azoulay, fez um pedido para que os ataques a locais culturais parem, uma vez que tanto a Ucrânia como a Rússia têm a obrigação de proteger o patrimônio cultural em caso de conflito armado. "O patrimônio cultural, em todas as suas formas, não deve ser alvo de ataques sob nenhuma circunstância", disse.
+ Membros da UE se reúnem nesta 5ª para decidir candidatura da Ucrânia
A ofensiva russa no território ucraniano já chega a quase quatro meses e se expande, sobretudo, no leste do país. A ONU calcula, até o momento, mais de 4,2 mil mortos e 5,1 mil feridos. O número, no entanto, pode ser muito maior, já que não há como monitorar as áreas onde os combates estão mais intensos.