EUA: especialistas analisam vacinas da Pfizer e Moderna para bebês e crianças
Painel independente da FDA deve dar aval para vacinação contra covid-19 em crianças menores de 5 anos
Giovanna Colossi
Especialistas dos Estados Unidos irão se reunir nesta 4ª feira (15.jun) para avaliar as recomendações de vacinas contra covid-19 para bebês e crianças menores de 5 anos. Assim como no Brasil, no país, crianças nessa faixa etária ainda não foram imunizadas contra o vírus.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O painel consultivo independente está considerando doses pequenas de dois fabricantes de vacinas contra o coronavírus -- Pfizer e Moderna. Em uma análise publicada na semana passada, a FDA, agência reguladora dos Estados Unidos (Food and Drug Administration), comprovou a eficácia das vacinas e avaliou que elas são seguras. Os efeitos colaterais, incluindo febre e fadiga, foram geralmente menores em ambos e menos comuns do que os observados em adultos.
Se houver o aval da FDA, há mais um passo. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) decidirá sobre uma recomendação formal depois que seus próprios conselheiros se reunirem no sábado (18.jun). Se o CDC aprovar as vacinas, elas já poderão estar disponíveis na próxima semana para a cerca de 18 milhões de crianças nesta faixa etária no país.
* Com informações da Associated Press