MTST faz protesto contra a fome dentro de shopping de luxo em São Paulo
Presidente Jair Bolsonaro (PL) foi criticado no ato
Guilherme Resck
Cerca de 100 pessoas fizeram nesta 4ª feira (8.jun) uma manifestação dentro do shopping de luxo Iguatemi, na zona oeste da capital paulista. Placas e cartazes contra o desemprego, o aumento da fome no país e o presidente Jair Bolsonaro (PL) eram carregadas por manifestantes. O ato foi organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em imagem compartilhadas no Instagram por Guilherme Boulos (Psol), líder do MTST, é possível ver uma participante do protesto em cima de uma mesa do shopping, segurando uma bandeira do Brasil com a palavra "Fome" escrita em vermelho no centro. Outra mostra um homem, do lado de fora, segurando um cartaz com a frase "Quando uma criança passa fome, o problema é de todos". Réplicas de ossos e um cartaz culpando Bolsonaro pelo preço alto do arroz, feijão e cenoura também foram levados para o ato.
Em vídeo compartilhado pela deputada federal Joice Hasselmann (PSDB) no Twitter, é possível ouvir manifestantes entoando "Não é mole, não. O Brasil com fome e aqui é ostentação", dentro do shopping, além de "Pisa ligeiro, pisa ligeiro. Quem não pode com a formiga não atiça o formigueiro". A parlamentar classificou o ato como uma invasão. Segundo levantamento da Rede Penssan, divulgado nesta 4ª feira (8.jun), cerca de 33,1 milhões de pessoas não tem o que comer diariamente, quase o dobro do registrado no início da pandemia de covid-19, em 2020, quando foram contabilizados 19 milhões moradores com fome. A taxa de desocupação no país é de 10,5%.
MTST e seus baderneiros invadiram hj o shopping Iguatemi em SP.
? Joice Hasselmann (@joicehasselmann) June 8, 2022
Ao dificultar o acesso às lojas Brasil afora, o MTST atrapalha as vendas na semana do Namorados e impacta na geração de empregos.
Lula prometeu fortalecer estes movimentos invasores. pic.twitter.com/MRbqzgB2QW