Sorocaba anuncia "barreiras humanitárias" para pessoas vindas da Cracolândia
Municípios da região tentam frear migração de dependentes químicos
A prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, anunciou nesta 6ª feira (3.jun) a criação de "barreiras humanitárias" nas principais entradas da cidade e na rodoviária, a partir do próximo dia 10 de junho, para identificar a chegada de dependentes químicos vindos da Cracolândia, na capital paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o anúncio, após a identificação, serão feitos os devidos encaminhamentos assistenciais e para serviços de saúde, além de verificar possíveis envolvidos em criminalidade.
Nesta 6ª, 16 dos 27 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba se reuniram para discutir a migração de dependes químicos e medidas para mapeá-los e oferecer assistência social e de saúde. Nos últimos 30 dias, estima-se que mais de 60 pessoas se deslocaram para a região por conta das operações policiais na Cracolândia.
"Todos os abordados foram atendidos pelas equipes locais de assistência social e, depois, encaminhados para unidades terapêuticas ou ao seu município de origem, se assim desejaram e foi possível. Identificamos, previamente, que cerca de 60% das pessoas em situação de rua em Sorocaba vieram de outras cidades", explica o secretário municipal da Cidadania de Sorocaba, Clayton Lustosa.
Leia também: