Anatel dá prazo adicional de 60 dias para implementação do 5G nas capitais
Impossibilidade de entrega de equipamentos e lockdown na China foram os principais motivos para decisão
Alexandre Leoratti
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, por unanimidade de votos, o prazo adicional de 60 dias para a implementação do 5G nas capitais. Pelo edital do leilão do 5G, a tecnologia deveria ser disponibilizada nas capitais até 31 de julho.
Entretanto, a impossibilidade de entrega de equipamentos, o lockdown na China, a escassez de semicondutores, as limitações do transporte aéreo e a demora no desembaraço aduaneiro atrasaram a possibilidade de "limpeza" da faixa de 3,5 Ghz, a principal do 5G. A faixa funciona como uma avenida que leva o sinal do 5G às capitais.
Os conselheiros da Anatel seguiram a recomendação feita pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) e aprovaram o maior prazo para a limpeza das faixas.
Com o maior prazo, a implementação do 5G deve acontecer até o fim de setembro. O Leilão do 5G foi o maior leilão de telecomunicações da história no Brasil e deve gerar, pelo menos, R$ 47 bilhões de investimentos no setor.