Com três mortes e 11 mil desalojados, Alagoas adia São João
Com previsão de durar 30 dias, festividades começarão, agora, em 4 de junho
O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), anunciou, no fim da tarde desta 2ª feira (30.mai), o adiamento do início das festividades de São João -- que tinham previsão de shows musicais durante 30 dias -- devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a última 4ª feira (25.mai). Até o momento, três pessoas morreram e aproximadamente 11 mil pessoas estão desabrigadas. O estado segue em alerta para chuvas fortes até ao menos o próximo fim de semana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Tomamos a decisão em adiar o São João que iria iniciar no dia 1º de junho, adiar até dia 4 de junho, porque eu fui informado que teremos chuvas fortes ainda até o dia 4 de junho. Aqui nós preocupamos aqui com vidas, nos preocupamos com as pessoas", comunicou Dantas.
Chuvas
Desde o dia 25, três pessoas, de 79, 67 e 31 anos, morreram em decorrência das fortes chuvas que atingem a região. De acordo com relatório emitido pelo governo, de 25 a 28 de maio, o Corpo de Bombeiros atendeu 60 ocorrências que tiveram relação direta com a precipitação elevada. Ainda segundo o documento, 198 pessoas foram socorridas pela corporação em apenas quatro dias. As equipes do CBM atenderam ocorrências em 14 regiões inundadas, isolaram seis áreas de risco, atuaram em três desabamentos, quatro deslizamentos, dois danos estruturais, dois afogamentos, resgataram um animal e buscaram por três pessoas desaparecidas. Houve ainda 25 quedas de árvore na Região Metropolitana de Maceió, por isso, a corporação disponibilizou uma viatura exclusivamente para o atendimento desse tipo de ocorrência.
"Nós tivemos vários municípios com estouro de barragem ou barragem sangrando. Diversas cidades com desabrigados, principalmente na região sul do estado. Rios à beira do transbordamento, como o Rio Mundaú, o Rio Paraíba e o Rio Jacuípe. Na capital tivemos várias ocorrências de queda de árvore, deslizamentos, queda de barreiras e de algumas casas", relatou o tenente-coronel Moisés, coordenador do Grupamento de Operações Aéreas e da Defesa Civil Estadual (CEDEC).
Recife
Novamente, a capital pernambucana não contará com a festa de São João. Contabilizando 91 mortos em decorrência das fortes chuvas na região, a prefeitura do Recife anunciou a suspensão das festividades juninas para este ano. A decisão foi comunicada pelo prefeito João Campos (PSB) nesta 2ª feira (30.mai).