Inscrições para o Enem 2022 terminam no sábado; confira o calendário
Provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, a partir das 13h30
Os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 terão até as 23h59 de amanhã (21.mai) para realizar a inscrição. O procedimento, tanto para a prova impressa como digital, deverá ser feito virtualmente, por meio da Página do Participante.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em caso de necessidade de atendimento especial por conta de condições específicas, como cegueira, deficiência física ou dislexia, o candidato deverá solicitar o serviço no momento do cadastro. O mesmo se aplica para os estudantes que desejam ser reconhecidos pelo nome social.
Para aqueles que não conseguiram a isenção, a taxa de inscrição será de R$ 85 e deverá ser paga até o dia 27 de maio. Agora, além de boleto, o débito também pode ser quitado através do Pix ou cartão de crédito.
Assim como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos seguidos, sendo nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia de exame serão realizadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, enquanto o segundo dia contará com questões sobre ciências da natureza e matemática.
Os locais de prova devem ser divulgados ao longo do ano, mas, como de costume, o horário para a abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. O início das provas, por sua vez, será às 13h30 em ambos os dias.
Confira o cronograma do exame:
- Inscrições: 10 a 21 de maio;
- Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio;
- Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio;
- Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho;
- Provas: 13 e 20 de novembro.
As notas do Enem são usadas como principal critério de seleção em instituições de ensino superior para programas do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Leia também
+ Abandono escolar no ensino médio da rede pública chega a 5% em 2021
+ Renegociação do Fies já alcançou quase 155 mil estudantes
+ Fuvest divulga calendário para o vestibular 2023; veja datas