Publicidade
Brasil

Cadastro Positivo vai beneficiar motoristas que não cometerem infrações

Os condutores que não cometerem infração de trânsito por 12 meses podem receber benefícios fiscais ou tarifários

Imagem da noticia Cadastro Positivo vai beneficiar motoristas que não cometerem infrações
motoristas
• Atualizado em
Publicidade

Os órgãos de trânsito querem mudar a forma de conscientizar os cidadãos. Premiar em vez de punir, é essa a ideia do Cadastro Positivo de Motoristas, que vai beneficiar quem ficar longe de infrações.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O Cadastro Positivo de Motoristas foi regulamentado nesta 2ª feira (9.mai) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Os condutores que não cometerem infração de trânsito por 12 meses podem receber benefícios fiscais ou tarifários. Descontos em pedágios, tarifas de estacionamentos ou tarifas especiais em locadoras de veículos são algumas vantagens que podem ser oferecidas aos bons motoristas. Os abatimentos podem ser concedidos tanto no setor público como no privado.

"No âmbito das entidades privadas os descontos e concessões podem ser maiores ainda: por exemplo, uma seguradora de veículos em uma contratação pode fazer um prêmio diferenciado para aquele condutor que é inserido no Cadastro Positivo", afirma Frederico de Moura Carneiro, secretário nacional de trânsito.

O programa deve ser implementado em até 180 dias. O cadastro é feito por meio do aplicativo da carteira digital de trânsito ou do portal de serviços da Senatran, mas o condutor pode ter o registro excluído em situações como: pontuação por infração nos últimos 12 meses, carteira de habilitação cassada ou vencida há mais de 30 dias ou por ter o direito de dirigir suspenso.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade