Publicidade
Brasil

Brasil recebe injeção de longa duração para prevenção do HIV

Iniciativa será organizada em conjunto com a Fiocruz e deve ter como público-alvo homens e mulheres trans

Imagem da noticia Brasil recebe injeção de longa duração para prevenção do HIV
Tratamento é composto pelo medicamento cabotegravir de ação prolongada e consiste em seis aplicações por ano | Unsplash
• Atualizado em
Publicidade

A Agência de Saúde Global (Unitaid) lançou, na última semana, um novo tratamento injetável de prevenção ao HIV no Brasil e na África do Sul. A iniciativa, que tem como objetivo expandir a cobertura para aqueles com maior risco de infecção pelo vírus, será realizada em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo a Unitaid, o tratamento, denominado profilaxia pré-exposição (PrEp), utiliza o medicamento cabotegravir de ação prolongada e consiste em seis aplicações por ano, o que se mostrou mais eficaz do que o tratamento diário por via oral. A estimativa da entidade é que a dose proporcione oito semanas de proteção contínua contra o vírus.

A princípio, o projeto terá como público-alvo os grupos mais vulneráveis à infecção pelo HIV: homens que fazem sexo com homens e mulheres trans, de 18 a 30 anos.

+ Remédio anticovid da AstraZeneca neutraliza variante ômicron, diz estudo

Em pronunciamento, o porta-voz do Unitaid, Hervé Verhoosel, afirmou que "os novos produtos ampliam significativamente as opções oferecidas aos usuários, capacitando as pessoas a assumir o controle de sua saúde e selecionar o método mais adequado às suas preferências e estilo de vida".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade