Publicidade
Brasil

Postos de combustíveis omitem preços para atrair consumidores

Motoristas apontam diferença entre os valores exibidos nas fachadas e o real preço nas bombas

Imagem da noticia Postos de combustíveis omitem preços para atrair consumidores
preço posto de gasolina
• Atualizado em
Publicidade

Os números atrativos podem ser vistos de longe pelos motoristas, mas na hora de pagar, a história é outra. Motoristas têm reclamado da falta de transparência nos preços em alguns postos de combustíveis.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em alguns estabelecimentos, a diferença é explicada por um desconto que, muitas vezes, só pode ser usado no próximo abastecimento, e o pagamento ainda tem que ser feito por meio de um aplicativo.

"É muito ruim ter um valor diferente quando chega na bomba", diz um motorista. "Eu me sinto lesada", completa um outro.

Com o aumento no preço dos combustíveis, a tática tem se espalhado por todo o país. No Distrito Federal, por exemplo, o Ministério Público abriu um inquérito para apurar a prática de possível propaganda enganosa pelos postos.

O diretor-geral do Procon do Distrito Federal, Marcelo Nascimento, explica como a publicidade dos preços de fato deveria ser feita."Aquele que coloca faixa ou letreiros luminosos, tem que ser o valor sem qualquer tipo de desconto, tem que ser o valor que o consumidor vai efetivamente abastecer no ato. Aí sim, em um menor destaque, o posto pode informar os preços de pagamentos por aplicativos, ou mostrar para ele como funciona a questão do Cash Back", orientou o especialista.

Os motoristas que se sentirem lesados por propaganda enganosa devem procurar o órgão de defesa do consumidor ou o Ministério Público do estado, que pode, eventualmente, ajuizar uma ação coletiva. O Procon alerta ainda que, se o aplicativo der problema na hora do abastecimento, o valor a ser pago pelo consumidor deve ser o anunciado pelo posto, com o desconto.

Leia também:

+ Homem é sequestrado por criminosos na frente de seus filhos em São Paulo

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade