Bolsonaro fala sobre brasileiros na Ucrânia, mas não menciona Rússia
Presidente se manifestou pela primeira vez sobre o conflito, com serviço para brasileiros que estão no país
Após críticas de Mourão sobre invasão russa em território ucraniano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou, na tarde desta 5ª feira (24.fev), pela primeira vez sobre o conflito na Europa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
- Estou totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia.
? Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 24, 2022
- Nossa Embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente.
Em seu perfil no twitter, Bolsonaro disse estar "totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia". O presidente informou que a embaixada brasileira em Kiev,capital da Ucrânia, está à disposição para ajudar os brasileiros que se encontram em território ucraniano. Bolsonaro pediu que eles mantenham contato com o governo brasileiro.
"Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações do serviço consular da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam.", esclareceu ele.
Bolsonaro também divulgou o contato de um responsável para casos de emergência. "Disponibilizamos, ainda, para casos de emergência consular de brasileiros na Ucrânia e seus familiares, o número de telefone de plantão consular +55 61 98260-0610. Atenderemos todas as demandas com total empenho e prioridade.", finalizou ele.
Apesar disso, o presidente não mencionou a Rússia em sua declaração. O brasileiro reuniu-se recentemente com o russo Vladimir Putin -- contrariando pedidos dos Estados Unidos. Na ocasião, chegou a dizer que Putin é um homem "que busca a paz" e que somos "solidários à Rússia.