Publicidade
Brasil

Tragédia no Rio: 'Alerta pode ter salvado vidas', diz Defesa Civil de Petrópolis

Ocorrências de enchentes e deslizamentos de terra já deixaram 35 mortos e 80 imóveis destruídos

Imagem da noticia Tragédia no Rio: 'Alerta pode ter salvado vidas', diz Defesa Civil de Petrópolis
Prefeitura de Petrópolis declarou estado de calamidade pública | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

O secretário da Defesa Civil, Gil Kempers, disse, na manhã desta 4ª feira (16.fev), que o boletim de alerta divulgado pela entidade ajudou a prevenir um menor número de óbitos no município de Petrópolis, no Rio de Janeiro, devido às fortes chuvas, que mataram ao menos 35 pessoas. A declaração foi feita durante entrevista ao Primeiro Impacto, no SBT.

Saiba mais:
+ Tragédia no Rio: Chuvas matam 35 em Petrópolis
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Esse é o trabalho preventivo da Defesa Civil. Fazemos a concentração da população por entender que algumas dessas áreas [do município] são de risco", disse Kempers. Segundo ele, o alerta foi emitido 45 minutos antes de alguns dos deslizamentos registrados, o que pode ter salvado vidas.

Rios transbordaram e causaram prejuízos em Petrópolis | Reprodução

Em relação às operações de busca, o secretário informou que cerca de 200 agentes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia trabalham de forma ininterrupta para auxiliar a população. Todos os suportes já foram destinados às equipes e pontos de apoio foram distribuídos pela cidade para atender os moradores atingidos.

Até o momento, 35 corpos foram encontrados, 80 casas foram destruídas e 207 ocorrências de alagamentos e deslizamentos de terra foram registradas. Nesta madrugada, a Prefeitura de Petrópolis declarou estado de calamidade pública.

Leia também:
+ MG: mulher morre arrastada pela água da chuva; carros são levados para córrego

Em atualização do boletim meteorológico, a Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento no município. Kempers também reforçou que a cidade segue em 'Estágio Operacional de Crise' e orientou que a população fique atenta aos informes e alertas que podem ser atualizados a qualquer momento.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade