Publicidade
Brasil

25 universidades federais vão pedir comprovante de vacina na volta às aulas

O levantamento contou com 53 respondentes do total de 69 universidades

Imagem da noticia 25 universidades federais vão pedir comprovante de vacina na volta às aulas
unb
• Atualizado em
Publicidade

Ao menos 25 universidades federais vão solicitar -- ou já estão solicitando -- o comprovante de vacinação contra a covid-19 para a volta às aulas presenciais. Desde novembro de 2021, houve um aumento de 52% no número de universidades que decidiram exigir o passaporte vacinal, passando de 12, para a atual quantidade de 25 universidades. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), compartilhado com o SBT News, nesta 5ª feira (10.fev), mostra ainda que somente três universidades atuam de forma 100% remota no país. 

De acordo com a coordenadora da pesquisa, a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, a grande maioria das universidades está adotando ou vai adotar o ensino híbrido em 2022. "Todas estão com protocolos e guias de biossegurança, estão organizadas. [...] Como as taxas de transmissão caíram muito no fim de 2021, o retorno se ampliou para fora da área da saúde -- que desde 2020 já estava com atividades práticas presenciais -- no segundo semestre letivo de 2021", explica a reitora. 

Segundo Carvalho, o verdadeiro impedimento para o retorno de todas as universidades de forma presencial é o orçamento. Ao todo, serão R$ 4,7 bilhões para universidades e institutos federais no país definidos pelo Orçamento de 2022. 

Das 69 universidades federais no país, 53 responderam à pesquisa da Andifes. Destas, duas universidades voltaram de forma completamente presencial, segundo o levantamento. 

O Ministério da Educação (MEC), em nota, afirmou que é a favor da retomada às aulas presenciais e que disponibilizou protocolos de biossegurança, no site do MEC, para retorno às atividades no ensino superior.  A pasta ainda ressaltou que as universidades federais têm autonomia para determinar as condições de retorno ao ensino presencial e que o fechamento de escolas e universidades deve ser evitado ao máximo. 

Saiba mais: 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade