Mourão visita fábrica da Taurus e ganha arma sem disparador
Vice-presidente esteve na manhã desta 6ª feira (4.fev) na sede da empresa em São Leopoldo (RS)

Leonardo Cavalcanti
O vice-presidente Hamilton Mourão visitou a fábrica da Taurus em São Leopoldo (RS) e ganhou de presente uma pistola sem componentes internos, como o percursor -- o item que deflagra a espoleta do cartucho -- e o carregador. O mimo ao general foi entregue pelo presidente da empresa, Salesio Nuhs.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A resolução nº 3, de 23 de novembro de 2000, que estabelece regras para presentes e brindes recebidos por autoridades públicas, fixa um limite de R$ 100 para souvenir. O texto regulamenta o Código de Conduta da Alta Administração Federal.
Procurada, a Taurus disse que "o valor do troféu -- arma inativada que é feita com peças de sucata -- é inferior ao valor estabelecido pela norma de compliance". "A Taurus segue estritamente a legislação e possui normas de compliance extremamente rigorosas", acrescentou a empresa. A reportagem entrou em contato com a assessoria da Vice-Presidência, e aguarda resposta -- o espaço segue aberto.
Na comitiva, Mourão levou a equipe de assessores, formada por dois dois generais e dois coronéis, que conheceram as instalações da Taurus, responsável por 78% do mercado de armas vendidas para civis no Brasil. Na visita, foram testados revólveres e fuzis fabricados pela empresa.