Asiáticos comemoram ano novo chinês, representado pelo Tigre
Ano 4720 é o terceiro a ser comemorado durante a pandemia, com restrições
Os chineses e outros povos asiáticos comemoraram o Ano Novo Lunar, ou Ano Novo Chinês, nesta 3ª feira (1º.fev). O ano 4720 é o terceiro em que a data que celebra um novo período no calendário oriental acontece durante a pandemia de coronavírus, com diversas restrições.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Diferente do calendário ocidental, em que após 365 dias a terra dá volta completa ao redor do sol, iniciando um novo ano, o asiático é regido pelos ciclos da lua, que duram cerca de 354 dias. Por isso, ao final de 12 ciclos lunares e com a chegada da lua nova após o solstício de inverno, um novo período começa. O feriado costuma ocorrer entre 20 de janeiro e 18 de fevereiro.
Apesar das restrições, milhares de pessoas na China foram aos templos para acender velas e deixar oferendas. Diversos países soltaram fogos e iluminaram suas construções. A data foi celebrada até mesmo no espaço, pois os astronautas da estação Tiangong decoraram o local e registraram as luzes das cidades que comemoravam a entrada do ano.
As famílias costumam decorar suas casas com cores vermelhas para atrair prosperidade e comemoram durante duas semanas, sendo que na primeira não trabalham.
Cada ano representa um dos 12 animais do horóscopo chinês, de origem budista. Segundo a mitologia chinesa, o tigre d'água, representante deste ano, simboliza força e seria capaz de espantar os males. Por isso, para muitos asiáticos, o período poderia representar o fim da epidemia.