Coleta de dados do Censo 2022 começará em 1º de agosto
Pesquisa do IBGE é feita a cada dez anos e serve para definir políticas públicas para a população
SBT News
A coleta de dados do Censo 2022 vai começar em 1º de agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta 3ª feira (25.jan). Antes prevista para 1º de junho, a data da coleta precisou ser adiada por causa da troca da banca responsável pelo concurso que contratará novos profissionais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O censo é realizado a cada dez anos e serve para definir políticas públicas com base no perfil da população. Em 2020, a pesquisa foi adiada por causa da pandemia. E, ano passado, não foi feita por falta de verba.
Com o Orçamento da União sancionado na 2ª feira (25.jan), o IBGE divulgou que o valor destinado ao Censo Demográfico 2022 será de R$ 2.292.957.087,00.
"Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores, as equipes do IBGE seguirão protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social. Além da entrevista presencial no domicílio, a população poderá participar do Censo via internet ou telefone. Quem optar por responder pela internet contará com suporte da Central de Apoio à Coleta em caso de dúvida ou dificuldade de acesso ao questionário", informou o Instituto.
O Censo Demográfico é a mais complexa operação estatística realizada por um país. A pesquisa serve como fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios e em seus recortes territoriais internos - distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanos.